8ª Edição do Programa de Doutoramento em Saúde Pública (PDSP)
 2016/2019

A Universidade Nova de Lisboa, através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), oferece um Programa de Doutoramento em Saúde Pública desde 1999. A partir de 2009/2010 o programa foi reestruturado e adequado ao 3º ciclo de Bolonha, passando a ter uma componente curricular obrigatória no primeiro ano de matrícula (denominada Curso de Doutoramento).

A 8ª edição do Programa de Doutoramento em Saúde Pública (PDSP) 2016/2019 terá início em  Outubro de 2016.

O Curso de Doutoramento é de frequência obrigatória, decorrendo os trabalhos escolares nos seguintes períodos: unidades curriculares obrigatórias (6ª feira entre as 11h30 e 20h10); unidades curriculares opcionais (4ª feira à tarde entre as 14h30 e 22h10 e quando disponível Sábado entre as 09h30 e 13h10).

Os alunos terão que dominar o Inglês, dado que durante o curso terão que realizar leituras e assistir a sessões letivas neste idioma.

É coordenadora do PDSP a Prof.ª Doutora Carla Nunes. A Comissão Científica é composta pela coordenadora do PDSP, pelo Prof. Doutor Alexandre Abrantes e pelo Prof. Doutor Pedro Aguiar.

Concretização da candidatura:

• A candidatura é feita online, via Web ou nos Serviços Académicos da Escola, por preenchimento de formulário eletrónico, devendo ser anexada documentação digitalizada comprovativa do(s) grau(s) académico(s), Curriculum Vitae, uma carta de recomendação, uma proposta sobre o tema de investigação que o candidato pretende desenvolver com um máximo de 1000 palavras e outros elementos curriculares que o candidato considere relevantes;

• O tema de investigação mencionado no ponto anterior deverá inserir-se nas áreas de investigação desenvolvidas pelos docentes da ENSP;

• O prazo de candidatura decorre entre 09 de Maio e 01 de Julho de 2016. Poderá ser aberta uma segunda fase de candidaturas entre 18 de Julho e 12 de Setembro de 2016. Para esclarecimento de dúvidas os Serviços Académicos estão abertos nos dias úteis das 9h30 às 18h30 horas(telefone: 21 751 21 00/21; e-mail: academicos@ensp.unl.pt) .

Seleção de candidatos:
  • Os candidatos pré-selecionados por análise curricular serão submetidos a prova de seleção eliminatória (entrevista individual), por júri designado para o efeito.

• As entrevistas serão efetuadas entre os dias 07 e 13 de Julho de 2016.

• São admitidos à matrícula os candidatos aprovados nas provas de seleção, que constarão de uma relação nominal tornada pública até à data limite de 14 de Julho de 2016.

• Os candidatos admitidos devem proceder à matrícula (online), no período que decorre desde a publicação da lista de candidatos aprovados até ao dia 29 de Junho de 2016.

• A admissão de alunos estrangeiros processa-se de acordo com as regras especiais vigentes na ENSP e a lei geral.

• O ciclo de estudos a iniciar em 2016/2019 funciona com um número mínimo de 6 inscrições e um máximo de 15, podendo vir a existir vagas supranumerárias.

• No caso de abertura de segunda fase de candidaturas, as entrevistas desta fase serão efetuadas entre 13 e 16 de Setembro de 2016.

• São admitidos à matrícula os candidatos aprovados nas provas de seleção, que constarão de uma relação nominal tornada pública até à data limite de 16 de Setembro de 2016.

• Os candidatos admitidos devem proceder à matrícula (online), no período que decorre desde a publicação da lista de candidatos aprovados até ao dia 30 de Setembro de 2016.

Resumo de datas *

FASES
1ª FASE
2ª FASE**
Candidatura
9 de maio a 1 de julho
18 de julho a 12 de setembro
7 de julho a 13 de julho
13 de setembro a 16 de setembro
Até 29 de julho e após publicação da lista de candidatos admitidos
Até 30 de setembro e após publicação da lista de candidatos admitidos

* Não dispensa a consulta do texto acima.

** A segunda fase de candidaturas terá lugar apenas se o número total de vagas não for preenchido na primeira fase.

Encargos

Informação sobre encargos.