Bem-vindo à Escola Nacional de Saúde Pública!

 

A Escola é uma instituição vocacionada para estudos pós-graduados e investigação na área da saúde pública. Criada em 1966, e integrada na Universidade NOVA de Lisboa em 1994, é pioneira no ensino da saúde pública e da política e gestão em saúde em Portugal e na Europa.
No âmbito da sua missão a Escola procura promover um processo de ensino/aprendizagem centrado no aluno e numa visão integrada e dinâmica das ciências da saúde pública. A comunidade de docentes e alunos da Escola dedica-se à produção de conhecimento e à inovação das práticas da saúde pública, contribuindo para a melhoria dos níveis de saúde da população e para o desenvolvimento e avaliação do sistema de saúde português.
A ENSP recebe anualmente cerca de 170 novos alunos para cursos com duração superior a um ano, nomeadamente de doutoramento, mestrado e especialização. Adicionalmente, cerca de 150 outros alunos frequentam cursos de curta duração. As dissertações de mestrado e de doutoramento e outros trabalhos finais de curso, são frequentemente publicadas em revistas científicas. Os alunos da ENSP têm formação de base muito diversa, nomeadamente medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, tecnologias da saúde, gestão, direito, psicologia e outras.
Dotada de um corpo docente reconhecido e qualificado, a ENSP investe hoje na promoção e inovação em saúde, através de uma ampla rede de parcerias nacionais e internacionais. Os docentes da Escola integram-se em áreas disciplinares muito diversas, tais como a epidemiologia, a saúde ambiental e ocupacional, a promoção da saúde, a economia da saúde e a política e gestão em saúde.
A Escola presta relevantes serviços à comunidade, nomeadamente a instituições públicas e privadas que procuram os seus docentes e investigadores para apoiar a resolução de problemas concretos da saúde dos portugueses. Vários dos seus professores e diplomados ocupam lugares de destaque no sistema de saúde.
A importância da saúde pública para o desenvolvimento das sociedades modernas é hoje bem evidente. A Escola está empenhada em contribuir para esse desenvolvimento, quer através de programas de ensino academicamente exigentes e que respondam aos novos desafios e oportunidades, quer através de investigação adaptada à realidade e aos contextos da tomada de decisão em saúde.
Espero que a informação contida nestas páginas Web vá ao encontro daquilo que procura e que o desafie a conhecer-nos ainda melhor. Bem-vindo à NOVA Saúde Pública!
 
Prof. Doutor João A. Pereira
Diretor da ENSP