English 

 Isabel Loureiro 

 

Contactos

Telefone: 21 751 21 52
E-mail: isalou@ensp.unl.pt

 

Áreas de Interesse

Filosofia e direitos humanos
Modelos de intervenção em saúde pública
Estratégias e planeamento em promoção da saúde
Métodos de avaliação em intervenções comunitárias
Pedagogia e promoção da saúde
Investigação em promoção da saúde
Ligação entre a investigação e a prática

Outras áreas de interesse

Desenvolvimento humano: História, sociologia e psicologia
Ciclo de vida e qualidade de vida
Determinantes da saúde
Comportamentos e saúde
Factores mobilizadores da participação cívica construtiva
Promoção da saúde e seus determinantes
Saúde das organizações e seu impacto social e pessoal

 

Ensino 

Professora catedrática em Saúde Pública - Promoção da Saúde.
Atualmente é Presidente do Conselho Científico da Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade Nova de Lisboa.
É membro eleito do Conselho de Escola da Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL) desde 2009.
Responsável pela área de Promoção da Saúde nos vários cursos da Escola Nacional de Saúde Pública e no desenvolvimento de formação no âmbito dos serviços de saúde e de educação, tem procurado introduzir metodologias pedagógicas participativas, de resolução de problemas e auto-reflexivas. Os alunos têm-se envolvido em projectos com a comunidade e contribuído para o desenvolvimento de aspectos particulares de várias instituições, desde centros de saúde e hospitais, a centros de solidariedade social, escolas e autarquias.
Os alunos de Promoção e Protecção da Saúde têm acompanhado os cursos organizados pelos consórcios europeus mais creditados nesta área, como o European Master in Health Promotion (EUMAHP) e o European Training Consortium in Public health-Health Promotion (ETC PH-HP), com apresentações finais partilhadas com os alunos dos cursos de verão.
Diretora do Mestrado em Saúde Pública entre 2002 e 2006, procura harmonizar os conteúdos dos diferentes módulos por forma a dar coerência ao ensino e garantir uma formação de base de qualidade em Saúde Pública e Promoção da Saúde para os discentes dos cursos.
Tem integrado, como arguente, em várias instituições de ensino superior, juris de mestrado, doutoramento e provas de agregação.
Responsável por alguns seminários do atual programa curricular de doutoramento (Saúde Pública I e Especialização em Promoção da Saúde), colabora, no âmbito do Curso de Doutoramento em Promoção da Saúde, com a City University of New York – Hunter College, a convite do Professor Nicholas Freudenberg.
No seu percurso académico tem estado envolvida em vários projectos de carácter pedagógico, a nível nacional e europeu, de que são exemplo o European Master in Health Promotion e o Pubic Health Training in the context of an enlarging Europe. Atualmente é membro do Competences and Workforce Development Group para Acreditação em Promoção da Saúde a nível europeu, com a International Union for Health Promotion and Education.

 

Outras responsabilidades

Coordenadora nacional da Rede Nacional das Escolas Promotoras de Saúde entre 1997 e 2002.
Coordenadora da Comissão de Coordenação da Promoção e Educação para a Saúde do Ministério da Educação entre 1999 e 2002.
Diretora do Curso da OMS/UNICEF de Formação de Formadores em Aconselhamento em Aleitamento Materno.
Membro da Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés.
Membro do Conselho Nacional de Alimentação e Nutrição
Membro da Comissão de Acompanhamento para implementação do Plano Nacional de Saúde. Responsável pela área da Promoção da Saúde e seus determinantes. 

 

Investigação (projectos em curso)

Tem desenvolvido estudos particularmente nos domínios da pedagogia de adultos, de áreas temáticas da Promoção da Saúde, especialmente de Nutrição e Alimentação, Saúde Mental e Comunicação assim como das metodologias de intervenção, como políticas, educação para a saúde, planeamento e avaliação e metodologias de investigação participadas.

Dos projectos que coordenou mais recentemente, salientam-se: o ENCA – ENsaio de CApacitação dos pais, um projeto de investigação-acção para melhorar a qualidade da prestação dos serviços no período pré e pós-natal nos cuidados de saúde primários; o “Papa Bem”, realizado no âmbito do acordo Harvard Medical School – Portugal, financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (“Early begginnings: tackling childhood obesity”).

PROjecto de CApacitação em Promoção da Saúde – “PROCAPS”, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, sobre o papel das autarquias na Promoção da Saúde. Atualmente tem estado envolvida em projetos de intervenção comunitária nos Bairros de Intervenção Prioritária/Zonas de Intervenção Prioritária (BIP-ZIP) da cidade de Lisboa, coordenando o “Participar para Alimentar”.

É parceira no projecto europeu “Tackling socioeconomic inequalities in smoking: learning from natural experiments by time trend analyses and cross-national comparisons”.

Tem sido convidada por várias entidades científicas, nacionais e internacionais, como o Center of Disease Control & Prevention, do Institute of Medicine (IOM), da City University of New York – Hunter College, de Columbia University - Teachers College (EUA), de The Netherlands Organization for Health and Development (ZonMw, na Holanda) para participar em debates e apresentações em seminários de peritos na área da Promoção da Saúde, Saúde Pública/Medicina Familiar e da investigação participada de base comunitária.

É um dos membros fundadores de Oxford Bibliography Online - Public Health. É membro do Editorial Board “Evaluation & the Health Professions”, uma publicação da SAGE, do Editorial Board “Harvard Medical School”, do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Saúde Pública e do Steering Committee do Projecto Literacia Informacional da Universidade Nova de Lisboa. É peer review de várias publicações científicas.

 

Outros Projetos

Em 2009, foi convidada por Columbia University – Teachers College, através do seu reitor e da Professora Isobel Contento, galardoada com o título de Mary Schwartz Rose, a participar no projecto de investigação “New York City Food & Fitness Partnership”, tendo estado em Nova Iorque como guest researcher nos últimos três meses de 2009.  

Centro de Capacitação do Cidadão.

Ensaio de capacitação dos pais para o primeiro nascimento: Projecto de investigação sobre “Promoção da Saúde Mental na gravidez e primeira infancia e prevenção precoce das toxicodependências”.

Monitoring Mental Health Environments.

Public Health Training in the Context of an Enlarging Europe (PHETICE).

Na sequência do projeto “Promoção de estilos de vida saudáveis nas crianças em idade da escola primária, publicou, pelo Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian, um livro destinado a apoiar os professores do 1 e 2º ciclos em educação alimentar aos seus alunos, com propostas integradas no programa oficial do currículo escolar.

É responsável pelo sítio sobre amamentação – www.amamentar.net.

 

Publicações (mais relevantes)

       research id

LOUREIRO, I.; MIRANDA, N.; MIGUEL, J.M.P. – Promoção da saúde e desenvolvimento local em Portugal: refletir para agir. Revista Portuguesa de Saúde Pública 2013; 31 (1): 23-31.
GOMES, J.C.R.; LOUREIRO, I. – O lugar da investigação participada de base comunitária na promoção da saúde mental. Revista Portuguesa de Saúde Pública 2013; 31 (1): 32-48.
LOUREIRO, I., FREUDENBERG, N. – Engaging municipalities in community capacity building: tackling the problem of childhood obesity. Family Practice. 2012; 29:i24–i30. Doi:10.1093/fampra/cmr076
MACHTELD, H; GREEN, L.; VAN DER HORST , H.; A.R.; JADAD; LEONARD, B.; LORIG, K.; LOUREIRO, I. et al (2011) – Towards a new concept of health. British Medical Journal. BMJ 2011;343:d4163.
LOUREIRO, I. (2011). Capacity Building. Oxford Bibliographies Online: Public Health. doi: 10.1093/obo/9780199756797-0051
LOUREIRO, I.; GOES, A. (2011). Parenting Skills and Capacity. Oxford Bibliographies Online: Public Health. doi: 10.1093/obo/9780199756797-0053
LOUREIRO, I.; MAIA, T. (2011). Attachment as a Health Determinant. Oxford Bibliographies Online: Public Health. doi: 10.1093/obo/9780199756797-0120
LOUREIRO, I.; GOES, A.R.; CÂMARA, G.P.; Gonçalves-Pereira, M.; Maia, T.; Saboga, N. (2009) - Priorities for mental health promotion during pregnancy and infancy in primary health care.Journal of Global Health Promotion 16 (1): (2009) 29-38.
LOUREIRO, I. (2009) - Competências para promover a saúde. Revista Portuguesa de Pedagogia. 43 (2), (2009) 81-103. 
LOUREIRO, I.; SHERIFF, N; DAVIES, J.K. (2009) - Developing Public Health Competencies through building a Problem-Based Learning Project. Journal of Public Health. Springer. DOI 10.1007/s10389-009-0256-7.
LOUREIRO, I.; GOES, A; MAIA, T.; CÂMARA, G.; NUNES, L.S. (2009) - Mental health promotion during pregnancy and early childhood: an action-research project in primary health care. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 27 (2). (2009). 71 – 89.

 

Co-autora de várias publicações, considerando de maior importância as seguintes: 

PORTUGAL. CAIXA NACIONAL DE SEGUROS DE DOENÇAS PROFISSIONAIS – Lista de Doenças profissionais: Decreto Regulamentar nº 12/80. Lisboa: Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais (Estudos: 1) (1981).

PORTUGAL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. CONSELHO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR – Recomendações de3 educação alimentar para a população portuguesa. Lisboa: Comissão de Educação Alimentar (1997).
ANDRIEN, M. et al – Planning and evaluating nutrition education in schools: guide. Liège: CERES – Centre d’ Enseignement et de Recherche en Education pour la Santé. Université de Liège (1998).
DIXEY, R.; et al – Healthy eating for young people in Europe: A school based nutrition education guide. Copenhagen: European Network of Health Promoting Schools. WHO Regional Office for Europe, European Comission, Council of Europe, 2000.
EUROPEAN COMISSION – Protection, promotion and support of breastfeeding in Europe: a blueprint for action. Luxembourg, European Comission, Directorate Public Health and Risk Assessment, 2004.

 

Outros Dados Curriculares

Após ter cumprido o Serviço Médico à Periferia (1980) em Mértola, exerceu aí as funções de delegada de saúde e de Presidente da Comissão Instaladora do Hospital/Centro de Saúde/SLAT de Mértola, até à realização do Curso de Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (1981/1982).

Bolseira do Programa da Fulbright “Hubert H.Humphrey”, em 1983-84, teve oportunidade de fazer vários estágios em serviços com grande prestígio científico, como no Louisiana State University – Medical Centre, Specialized Centre of Research, colaborando no projecto de investigação “Aterosclerosis (SCOR-A) Bogalusa Heart Study”.

Terminou o Master in Public Health/International Health na Tulane University – School of Public Health & Tropical Medicine (Nova Orleães, EUA) em Dezembro de 1984, com a classificação mais alta. O Institute of International Education, em 1988, convidou-a para representar os ex-bolseiros da região europeia nas comemorações do Xº aniversário do programa da Fulbright, em Washington D.C.. Foi-lhe proporcionado um período para contactos profissionais que permitiu o encontro com a Professora Isobel Contento, de Columbia University – Teachers College (Nova Iorque, EUA), que veio a ser a sua orientadora académica de doutoramento, juntamente com o Professor Doutor José Manuel Pereira Miguel.

Responsável pelo Serviço de Planeamento e Controle dos centros de saúde onde trabalhou, adstrita à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foi, também, orientadora de vários estágios, de que destaca o Internato Complementar de Saúde Pública, de que foi directora, tendo tido a responsabilidade da formação de seis médicos especialistas.

Em 1990, com o título de Especialista de Saúde Pública pela Ordem dos Médicos, optou pela carreira académica.

Fez o doutoramento em 1994, com distinção e louvor, por unanimidade, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, com uma dissertação sobre a educação alimentar.

Realizou as provas de agregação em 2005 e é professora catedrática desde 1 de Julho de 2011, em Saúde Pública - Promoção da Saúde.

Orientadora de dissertações de doutoramento e de mestrado, quer ao nível da ENSP - UNL, quer com outras instituições. Cinco dos seus doutorandos obtiveram já o grau de doutores.

 

Áreas de interesse pessoal 

Pintura (especialmente retrato)

Música (sobretudo música clássica e jazz)

Dança

Caminhadas

Natação

 

Atualizado em setembro 2013