Paulo Moreira 

Editor-in-Chief do International Journal of Healthcare Management, Maney Publishing (London)
 

Contactos

Telefone: 21 751 21 00
Fax: 21 751 27 58
E-mail: pmoreira@ensp.unl.pt

 

Áreas de Interesse

eHealth, Telecare & Telehealth
Marketing Social e Promoção da Saúde
Cuidados de Saúde Transfronteiriços e Turismo de Saúde
Políticas de Saúde e Análise de Sistemas de Saúde
O sector Social na Saúde
Análise Estratégica e de Tendências no Sector da Saúde
Comunicação em Saúde (Comunicação de Crise e Saúde Pública)
Corporate Governance e Desenvolvimento Organizacional em Saúde
Gestão da Mudança em Organizações de Saúde
Políticas de Inovação e Desenvolvimento de Sistemas de Saúde
Gestão da Qualidade em Saúde
Seguros de Saúde e Políticas de Saúde

 

Participação Em Associações Cientificas:

  • co-fundador da European Social Marketing Association (fundação em 2012) 
  • Membro da European Health management Association (desde 2002)
  • colaborador da European Association of Public Health Schools (ASPHER) (desde 2009)
  • colaborador do Corporate Communication Institute (CCI) dos EUA (desde 2001) 
  • Colaborador da Medical Tourism Association dos EUA (desde 2012)

 

Ensino

Docente da ENSP, actualmente do Grupo de Disciplinas de Estratégias de Acção em Saúde. Director Adjunto do Mestrado em Saúde Pública (2011-13).
Na ENSP, criou em Março de 2013 o primeiro Curso em “eHealth and Telecare” em Portugal (ENSP) e já havia criado, em 2006, o primeiro curso de Marketing Social e Comunicação em Saúde em Portugal (ENSP). Lança em Maio de 2014 o primeiro curso em Portugal de ‘Health Tourism and International Marketing”.
 
A sua experiência de docência no Ensino Superior começou em 1993 e incluiu várias universidades em Portugal, Espanha, Alemanha, Irlanda, Suécia, Polónia e em Inglaterra.
Director Adjunto da Summer School em temáticas de “eSalud” oferecida pela Univ. de Extremadura (com financiamento do ministério da Saúde Espanhol). curso dirigido a profissionais de saúde espanhóis. Duas edições: 2010 e 2011.
Ainda no contexto da docência e formação avançada, tem exercido docência universitária em disciplinas diversas incluindo, “eHealth and Telecare”, “Marketing Social & Comunicaçã me Saúde”, ‘Políticas e Administração da Saúde’, ‘Análise das Indústria da Saúde’, ‘Gestão da Qualidade em Saúde’, ‘Gestão de Unidades de Saúde’, ‘Marketing em Saúde’, ‘Saúde e Desenvolvimento Social’, ‘Comunicação e Relações Públicas em Saúde’, ‘Gestão da Mudança e Desenvolvimento Organizacional’ e ‘Metodologias de Investigação em Saúde’ em diversas instituições de ensino superior que incluíram a Universidade Fernando Pessoa, a Universidade Aberta, a Universidade Católica Portuguesa, o ISCTE/Indeg e a Universidade Atlãntica onde foi Director da primeira Licenciatura de Gestão em Saúde em Portugal (2003-2011). A nível internacional tem leccionado em várias instituições incluindo a Dhuram Business School, a Manchester Business School, a Manchester Medical School, a Universidade Rey Juan Carlos, Universidad Complutense de Madrid e a Technische Universitat de Berlim.
 
Membro da Comissão Executiva do Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde do ISCTE/Indeg desde a sua criação, em 1999, até ao seu encerramento em 2004 onde tem orientado várias teses de Mestrado em áreas diversas da Gestão em Saúde incluindo as temáticas que incluem diversas dimensões de Comunicação organizacional no sector hospitalar, Marketing Social, Qualidade e Marketing na Saúde, Qualidade no sector da Saúde, Gestão de Programas de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Estratégico de Organizações prestadoras de cuidados de Saúde Gestão da Mudança no sector da Saúde e Cuidados Continuados. 

 

Investigação (projectos em curso)

Membro Investigador da Unidade GRUPO DE INVESTIGACIÓN INNOVACIÓN EN EDUCACIÓN Y SALUD da Universidad de Extremadura, Espanha (desde 2009).

Colaborador internacional do CCI dos EUA (Corporate Communication Institute).

Membro investigador da EHMA (European Health Management Association). 

Membro do Healthcare Research Centre da Medical Tourism Association, USA.

 

Áreas actuais de investigação (2013-2015):

Health and Medical Tourism in International Healthcare Management
eHealth, telecare and Telehealth;
Social Marketing and health communication for Public Health
Cross Border care: International healthcare marketing and Medical tourism
Integrated Care: strategic development and the setting of standards in the European Union
Healthcare Quality Management
Social Care and health policy development
Corporate Social responsibility in the Health sector

Colaborador Investigador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS – de 2003 a 2011).
Especializado na utilização de metodologias qualitativas aplicadas à saúde e às políticas de saúde.
Vários Projectos de investigação nacional e internacional desenvolvidos desde 2002.
 

Edição de Revistas científicas 

Editor-in-Chief do International Journal of Healthcare Management, Maney Publishing (London); Desde Janeiro/2012
Editor-in- Chief do “the Journal of Management and Marketing in Healthcare” a revista oficial da European Health Management Association (Jan/2008 a Dez/2011).
Desde 2002, Referee e membro do Advisory Board da Revista Científica Internacional, Corporate Communications: an International Journal, publicado pela editora científica Emerald (New York).
Desde Janeiro de 2011, membro do Conselho Editorial da Revista cientifica Comunicación y Salud, publicada pela Universidad Complutense de Madrid.
Desde Janeiro de 2013, membro do Conselho Editorial (referee) da Revista cientifica Journal of Health Communication publicado pela editora cientifica Routledge (EUA, Washington).
Desde janeiro de 2014, membro do Conselho Editorial (Referee) do European Journal of Public Health, publicado pela University of Oxford Press (Oxford, UK). 
 
 

Publicações (mais relevantes)

Autor de vários artigos científicos e técnicos dedicados às questões da gestão em saúde publicados em Inglaterra, Alemanha e EUA, incluindo os seguintes:

 

Livros e capítulos de livros (em Língua Inglesa) 

Publicado em 2013 pela Editora Routlegde:

Moreira, P (2013) Applying social marketing to the H1N1 2009 pandemic flu and the promotion of vaccines. In Hastings, G. & Domgena, C. Eds (2013) Social Marketing: from Tunes to Symphonies. 2n edition. ROUTLEDGE: London. ISBN: 978-0-415-68372-2.
 
Innovation in Healthcare. Editors: Susan Hamer, Thomas Plochg and Paulo Moreira. Volume 5, Number 4, October 2012. London. ISSN 2047-9700. Trata-se da da Publicação “Healthcare Innovation in Europe” dedicada á actualização das grandes questões e desafios da inovação em cuidados de Saúde na Europa. O trabalho envolveu um número diverso de autores Europeus .
 
Moreira, JPK (2007) ‘Public Health Policy in Action: A Framework for a New Rhetoric of Persuasion’. Charleston, SC. ISBN:1-4196-8224-5 / ISBN-13: 978-1419682247. (408 pages); Lançado em Dezembro de 2007 nos EUA. Disponível a partir de Fevereiro de 2008 através dos seguintes websites: www.amazon.com; www.Abebooks.com e www.Alibris.com e em livrarias e bibliotecas no território dos EUA.

Em Outubro de 2008 publicou para o mercado Europeu um capitulo em co-autoria com o Eurodeputado Joel Hasse Ferreira dedicado ao desenvolvimento do terceiro sector (não lucrativo) ou o chamado sector social. O capítulo integra uma obra mais vasta de partilha de experiências do terceiro sector para o desenvolvimento dos serviços públicos na Europa e inclui autores de vários países europeus. O livro, intitulado "Lessons from Abroad: the third sector's role in Public service transformation", lançado em Londres em meados de Outubro de 2008, foi publicado no âmbito da acção europeia da EUCLID Network uma rede europeia para o desenvolvimento do terceiro sector na Europa. Clique aqui para aceder ao livro.   

Livros em Língua Portuguesa

Moreira, JPK (2007) ‘Políticas de Saúde: Ensaios para um Debate Nacional’. Edições UFP: porto. ISBN: 978-972-8830-93-9. (nota 1ª edição em Maio/2007; 2ª Edição em Outubro/2007)). Disponível em Portugal na FNAC e na Coimbra Editores (Edições da Universidade de Coimbra) e através do Editor. 

Artigos Científicos Selecionados:

De uma lista de várias publicações cientificas internacionais, destaca-se um dos seus artigos científicos dedicados à temática do desenvolvimento de políticas de Saúde mais sensíveis às crises de Saúde Pública e à relação com as empresas e com os media:

Moreira, JPK (2007) ‘A framework for responsive health policy and corporate communication’. Corporate Communications: An International Journal. Vol. 12 No. 1, 2007 pp. 8-24. Clique para fazer download do artigo.

Em 2012, publicou o primeiro artigo em Portugal sobre Comunidades Virtuais de Doentes no contexto do e-health ou saúde electrónica. Aceda ao artigo aqui.

Publicou, recentemente, um artigo internacional sobre o desenvolvimento da integração dos cuidados de saúde e os cuidados continuados integrados na Europa. Aceda ao artigo aqui.

 

Outros Artigos Internacionais recentes (em língua inglesa): 

• Moreira, P. (2014) From European free movement of patients to new trends in Medical and Health Tourism. International Journal of Healthcare Management. Volume 7, Number 1, March 2014. pp.11-14.

• Monachino, M. & Moreira, P. (2014) Corporate Social Responsibility and the health promotion debate: An international review on the potential role of corporations. International Journal of Healthcare Management. Volume 7, Number 1, January 2014. pp.33-39.

• Moreira, P. (2013) Medical Tourism, international healthcare management: fostering evidence based developments. International Journal of Healthcare Management. Volume 6, Number 3, August 2013. pp.141-144.

• Moreira, P. (2013) Medical Tourism reaches the International healthcare management debate. International Journal of Healthcare Management Volume 6 Issue 2 (June 2013), pp. 65-65.

• Moreira, P. (2013) Medical Tourism, international healthcare marketing and eHealth: when it all comes together. International Journal of Healthcare Management. Volume 6, Number 1, April 2013. pp.233-236.

Hamer, S.; Plochg, T.; Moreira, P. (2012). Healthcare Innovation. International Journal of Healthcare Management. Volume 5, Number 4, October 2012. pp. 187-188(2)
 
Domegan, Christine; Suggs, L. Suzanne; Moreira, Paulo (2012). Social marketing in Europe: Exploring innovative approaches to health and behaviour change. International Journal of Healthcare Management. Volume 5, Number 4, October 2012. Pp. 231-232.
 
• Moreira, P. (2012) ehealth: Towards a New Health Management Agenda?.  International Journal of Healthcare Management. Volume 5, Number 2, May 2012. pp. 67-77.
 
• Baylina, P. & Moreira, P. (2012) Healthcare-associated infections - on developing effective control systems under a renewed healthcare management debate.International Journal of HealthcareManagement. Volume 5, Number 2, May 2012. pp. 74-84.
 
• Moreira, P (2012)  Reaching out to the International Healthcare Management communities. International Journal of HealthcareManagement. Volume 5, Number 1, April 2012. pp. 1-3.
 
• Moreira, Paulo (2011) The Global Village of healthcare management: new challenges ahead. Journal of Management & Marketing in Healthcare, Volume 4, Number 4, November 2011 , pp. 207-207.
 
• Baylina, Pilar & Moreira, Paulo (2011) Challenging healthcare-associated infections: a review of healthcare quality management issues. Journal of Management & Marketing in Healthcare, Volume 4, Number 4, November 2011 , pp. 254-264(11)
 
• Moreira, Paulo (2011) The Health Management Key Challenge: How do we save European Health Systems? Journal of Management & Marketing in Healthcare, Volume 4, Number 3, August 2011 , pp. 145-147(3)
 
• Moreira, Paulo (2011) Change? or behavioral change? Journal of Management & Marketing in Healthcare, Volume 4, Number 2, May 2011 , pp. 74-74(1)
 
• Antunes, Vanessa & Moreira, J. Paulo (2011) Approaches to developing integrated care in Europe: a systematic literature review. Journal of Management & Marketing in Healthcare, Volume 4, Number 2, May 2011 , pp. 129-135(7)
 
• Moreira, J. Paulo (2010) Improving health and healthcare: Old aims, new issues? Journal of Management & Marketing in Healthcare, Volume 3, Number 2, June 2010 , pp. 112-113(2)
 
• Moreira, J. Paulo (2010) Health literacy: A new dimension for healthcare development? Journal of Management & Marketing in Healthcare, Volume 3, Number 4, December 2010 , pp. 239-240(2) 
 

Prémios Internacionais

No âmbito da investigação internacional dedicada à pandemia da ‘Gripe das Aves’, recebeu em Junho de 2006 o 1º prémio Internacional da editora científica internacional Emerald e do Corporate Communication Institute de Nova York no âmbito de um fórum anual dedicado ao desenvolvimento da Corporate Governance no Mundo. 

O trabalho premiado, tem como título “Issues in Corporate Communication Management: Public Health Crisis and Risk Communication’.A investigação consistiu no desenvolvimento de um modelo de resposta às crises de saúde Pública que envolva a sociedade em geral e as grandes e médias empresas (i.e.: corporations) em parceria no âmbito das respostas às crises de saúde pública. O projecto da sua investigação foi considerado de interesse internacional pela pertinência, actualidade, originalidade e aplicabilidade prática em qualquer país e a qualquer outra situação de crise de saúde pública. O trabalho, produzido em língua inglesa, foi publicado numa revista científica de referência internacional na sua área de especialização ‘Corporate Communication’. A investigação premiada concorreu entre 35 países sendo que os trabalhos em 2º e 3º lugar foram de autores dos EUA e da Dinamarca, respectivamente.
 
Em 2004, tinha já obtido o 2º prémio do mesmo fórum de investigação dedicado ao desenvolvimento da Corporate Governance no Mundo. Esse outro trabalho de 2004 viria a ser publicado em 2005 em formato de livro em Inglaterra e nos EUA pela prestigiada editora Routldege. De entre várias publicações do docente, veja esta em Comunicação em Saúde (download pdf). 

 

Outros dados curriculares (C.V.)

Formação académica

Doutor desde 1998 em HEALTH SERVICES MANAGEMENT, pela Universidade de Manchester (parceria entre a Faculty of Economic and Social Studies – HSMU- Health Services Management Unit da Manchester Business School e a Manchester Medical School). Tese em Applied Social Marketing and Health Promotion Policy Development’. O trabalho de investigação de Doutoramento (4 anos de dedicação exclusiva) incluiu vários estágios profissionais em departamentos diversos, no âmbito dos health services management, de hospitais ingleses e alemães assim como em Companhias de Seguros de Saúde nos dois Países.
 
Desenvolvida na Universidade de Manchester, a sua Tese de Doutoramento teve orientação e apoio dos Prof. Rod Sheaff, Prof. Joan Higgins e Sir Duncan Nicol tendo tido como arguentes ou discussões, o Prof. John Ashton e o Prof. Robin Bunton dois dos mais reconhecidos autores e investigadores em Políticas de Saúde e Saúde Pública no Reino Unido e na Europa. A tese, com pequenas adapatações, foi publicada em livro em 2007 nos EUA.
 

Em 2007 tornou-se no primeiro português a frequentar o Curso Europeu de Formação de Altos Dirigentes da Saúde (Euopean Health Executive Programme). Trata-se de um curso de nível pós-graduado com a duração de um ano, com 300 horas de formação que decorreram em cinco países e cinco universidades: Karolinska Institutet (Estocolmo/Suécia), Durham Business School (Reino Unido), Technische Uniervsitat Berlin (Alemanha), University of Utrecht Medical Centre (Holanda) e University of Budapest (Hungria). Os seus colegas e docentes incluiram especialistas como Prof. David Hunter, Prof. Rheinhard Busse, Guus Schrijvers e Mats Bommells.  

 

Experiência Profissional e Executiva

No que diz respeito a experiências de trabalho mais relevantes, depois de ter iniciado como ‘International Market Research Assistant’ (analista de sistemas de saúde) para uma multinacional britânica do sector das tecnologias da saúde (Telecare, Telealarme, Telemedicina) realizou trabalhos de consultoria e/ou gestão operacional em diversas áreas da Gestão em Saúde, nas áreas da Qualidade e da Comunicação, em Portugal em projectos vários que incluíram a Direcção Geral de Saúde, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde e diversos hospitais portugueses (públicos e privados). Neste âmbito, tem produzido trabalhos de consultoria e análise de mercados para vários Grupo privados (não-lucrativo) do Reino Unido, Espanha e EUA.
 
Entre as suas experiências internacionais, incluem-se o cargo de “Deputy Head” (direcção executiva adjunto) da “Health Communication Unit and country cooperation” do European Centre for Disease Control (ECDC) a agência Europeia para o desenvolvimento das políticas e práticas da saúde pública na Europa focalizado no contributo técnico para o desenvolvimento das intervenções de saúde pública em geral, incluindo o desenvolvimento e avaliação de redes europeias de vigilância epidemiológica assim como o planeamento, implementação e avaliação de campanhas de promoção da saúde nas suas diversas dimensões incluindo estratégias de alteração comportamental e promoção da literacia em saúde entre os estados membros da União Europeia.
 
Exerceu funções de Gestor em Saúde no Hospital Fernando Fonseca (um hospital público de gestão privada) durante cinco anos. Nestas funções produziu diversos estudos estratégicos e análises das politicas de saúde para o contexto de desenvolvimento da gestão do hospital e esteve envolvido e colaborou em vários processos de implementação da politica de desenvolvimento organizacional e gestão da mudança, incluindo em diversas vertentes do Processo de Acreditação de Qualidade do King’s Fund que o Hospital obteve em Março de 2003, assim como em todas as acções de comunicação e marketing institucional hospitalar (incluindo a criação e produção de todos os elementos de comunicação do hospital) e de cuja função foi responsável até Outubro de 2003. Entre Out/2003 e Agosto/2004 foi Director de Marketing Social e Intervenção Comunitária no mesmo hospital onde desenvolveu e/ou apoiou o desenvolvimento de vários programas incluindo ‘Saúde nas Escolas da Amadora’ (em parceria com a Câmara Municipal), apoiando a promoção do programa de ‘Cidades Saudáveis’ na Amadora e a Rede Social da Amadora em colaboração com várias juntas de freguesia do concelho e IPSS. Seguiu-se um desafio ao nível da Secretaria de Estado da Saúde.
 
Desde 1999 que desenvolve trabalhos de Consultoria e/ou Assessoria ao Ministério da Saúde, Direcção Geral da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e/ou ao Alto Comissariado da Saúde, para as temáticas da política de desenvolvimento estratégico do Sistema Nacional de Saúde, da integração dos cuidados de saúde, humanização, e-health, desenvolvimento integrado de serviços para os cuidados ao idoso e cuidados continuados e para o apoio ao desenvolvimento, ao nível da Secretaria de Estado da Saúde, de parcerias público-privado na saúde. Esteve ainda envolvido na análise da política de saúde para Angola, através do INA onde tem sido formador convidado nas áreas da qualidade, marketing e comunicação em saúde.
 
Foi editor de conteúdos de Saúde para uma Rúbrica de Saúde diária em um dos canais SIC na TV cabo com a responsabilidade de editor de planeamento temático e identificação de especialistas. Dinamizou os conteúdos de uma secção ‘Conselhos de Saúde’ do Jornal da Região (Concelhos de Amadora e Sintra) empresa do universo Impresa. Colaborador pontual do jornal Tempo Medicina e da Revista Medicina & Saúde.  

Assinou uma coluna quinzenal de análise de políticas de Saúde em Portugal e na Europa no Diário Económico de 2003 a 2009.

 

Actualizado em fevereiro de 2014