Qualidade

    A ENSP NOVA, enquanto unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, contribui ativamente para o desenvolvimento do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA.

    O NOVA SIMAQ segue a abordagem do ciclo de gestão PDCA (Planear, Executar, Verificar e Atuar), através do qual são produzidas evidências do funcionamento do sistema e introduzidas ações de melhoria, sempre que necessário.

     

    Para concretizar a sua missão, a ENSP NOVA orienta a sua atuação pelos seguintes princípios e compromissos:

    • Fornecer um serviço de excelência nas áreas do ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, adequando continuamente os seus esforços para ir ao encontro das necessidades das partes interessadas nestas matérias;

    • Assegurar a qualidade dos cursos e formações prestadas, tendo por orientações as diretrizes da A3ES e os princípios da NOVA;

    • Avaliar a satisfação de toda a comunidade da ENSP NOVA, de modo a desencadear as ações de melhoria necessárias visando a excelência dos serviços prestados;

    • Promover a apropriada gestão dos recursos financeiros, humanos e de infraestrutura, assegurando a competência e valorização dos seus colaboradores e a adequação do ambiente de trabalho para a operacionalização dos seus processos;

    • Promover a formação dos colaboradores, de forma a desenvolver as suas competências e capacitação, considerando os objetivos estratégicos da ENSP NOVA;

    • Assegurar o funcionamento e promover sistematicamente a melhoria contínua do Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade na Escola Nacional de Saúde Pública, baseando-se no cumprimento dos requisitos da A3ES e da NP EN ISO 9001;

    • Analisar e rever periodicamente a adequação, aplicabilidade e contínua eficácia da Política e Objetivos da Qualidade, face aos resultados de desempenho do Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade;

    • Disponibilizar esta Política da Qualidade às partes interessadas, sempre que solicitada.

     

    A aplicação da presente Política constitui responsabilidade individual e coletiva de todos os colaboradores da ENSP NOVA.

    COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE QUALIDADE

     

    Doutor Rui Santana, Subdiretor Responsável da Qualidade, que preside;

    Doutora Sílvia Lopes, Responsável do domínio Ensino-Aprendizagem;

    Doutor Julian Perelman, Responsável do domínio Investigação;

    Doutor Paulo Sousa, Responsável do domínio Internacionalização;

    Doutora Teresa Magalhães, Responsável do domínio Criação de Valor;

    Dr. Francisco Madeira, Estudante representante do 3º Ciclo de Estudos;

    Dra. Margarida Máximo, Estudante representante do 2º Ciclo de Estudos;

    Dr. Rodrigo Paulino, Gabinete de Planeamento e Gestão da Qualidade.

    ACREDITAÇÕES INTERNACIONAIS

    Acreditação do Institutional Evaluation Programme (IEP) da European University Association
    ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS
    ELOGIOS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
     

    Na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) a sua opinião é importante.

    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação por favor preencha o seguinte formulário:

    Formulário para Elogios, Sugestões e Reclamações
    SATISFAÇÃO GLOBAL
     

    A ENSP NOVA aplica anualmente um questionário junto da sua comunidade académica (estudantes, docentes, investigadores e não docentes) para aferir a satisfação global em relação a diversos aspetos da Instituição.

    PROJETOS
     
    INOQPHE – INNOVATION FOR QUALITY IN PUBLIC HEALTH EDUCATION

     

    No âmbito de uma candidatura ao SAMA 2020 – Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, a ENSP NOVA desenvolveu o projeto InoQPHE – Innovation for Quality in Public Health Education, com o objetivo de garantir serviços digitais mais simples, acessíveis e inclusivos, de forma a potenciar a sua utilização por todos os cidadãos. Procurou-se igualmente obter eficiências que potenciassem a redução de custos, nomeadamente, através de uma maior partilha de recursos, tornando sustentável a transformação digital da ENSP NOVA.

    Para consultar a Ficha de Projeto do InoQPHE, clique aqui.

     

    NOVA SIMAQ

     

    No âmbito do desenvolvimento do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA, a Escola Nacional de Saúde Pública iniciou em 2018 o processo de implementação do seu sistema de gestão da qualidade. Este sistema é uma ferramenta essencial para a garantia da excelência nas atividades desenvolvidas ao nível do ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade.

    Entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 decorreu um trabalho de diagnóstico, redefinição e implementação dos principais processos e procedimentos internos da ENSP NOVA. Dinamizado pelo Gabinete de Planeamento e Gestão da Qualidade, foi realizado em parceria com o Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ) e envolveu toda a comunidade ENSP NOVA. Para além da elaboração do manual de procedimentos interno, foram realizadas ações de formação aos colaboradores, procurando disseminar, por todos, práticas de melhoria contínua e a adoção de uma cultura de qualidade.