A ENSP NOVA, enquanto unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, contribui ativamente para o desenvolvimento do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA.
O NOVA SIMAQ segue a abordagem do ciclo de gestão PDCA (Planear, Executar, Verificar e Atuar), através do qual são produzidas evidências do funcionamento do sistema e introduzidas ações de melhoria, sempre que necessário.
Para concretizar a sua missão, a ENSP NOVA orienta a sua atuação pelos seguintes princípios e compromissos:
Fornecer um serviço de excelência nas áreas do ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, adequando continuamente os seus esforços para ir ao encontro das necessidades das partes interessadas nestas matérias;
Assegurar a qualidade dos cursos e formações prestadas, tendo por orientações as diretrizes da A3ES e os princípios da NOVA;
Avaliar a satisfação de toda a comunidade da ENSP NOVA, de modo a desencadear as ações de melhoria necessárias visando a excelência dos serviços prestados;
Promover a apropriada gestão dos recursos financeiros, humanos e de infraestrutura, assegurando a competência e valorização dos seus colaboradores e a adequação do ambiente de trabalho para a operacionalização dos seus processos;
Promover a formação dos colaboradores, de forma a desenvolver as suas competências e capacitação, considerando os objetivos estratégicos da ENSP NOVA;
Assegurar o funcionamento e promover sistematicamente a melhoria contínua do Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade na Escola Nacional de Saúde Pública, baseando-se no cumprimento dos requisitos da A3ES e da NP EN ISO 9001;
Analisar e rever periodicamente a adequação, aplicabilidade e contínua eficácia da Política e Objetivos da Qualidade, face aos resultados de desempenho do Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade;
Disponibilizar esta Política da Qualidade às partes interessadas, sempre que solicitada.
A aplicação da presente Política constitui responsabilidade individual e coletiva de todos os colaboradores da ENSP NOVA.
Doutor Rui Santana, Subdiretor Responsável da Qualidade, que preside;
Doutora Sílvia Lopes, Responsável do domínio Ensino-Aprendizagem;
Doutor Julian Perelman, Responsável do domínio Investigação;
Doutor Paulo Sousa, Responsável do domínio Internacionalização;
Doutora Teresa Magalhães, Responsável do domínio Criação de Valor;
Dr. Francisco Madeira, Estudante representante do 3º Ciclo de Estudos;
Dra. Margarida Máximo, Estudante representante do 2º Ciclo de Estudos;
Dr. Rodrigo Paulino, Gabinete de Planeamento e Gestão da Qualidade.
A ENSP NOVA é a primeira instituição portuguesa a receber a acreditação da Agency for Public Health Education Accreditation (APHEA).
A acreditação é válida até 2027. Consulte mais informação sobre esta acreditação aqui.
Para além disso, vários cursos da ENSP NOVA contam com acreditações internacionais:
Avaliação Institucional A3ES
Na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) a sua opinião é importante.
Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação por favor preencha o seguinte formulário:
A ENSP NOVA aplica anualmente um questionário junto da sua comunidade académica (estudantes, docentes, investigadores e não docentes) para aferir a satisfação global em relação a diversos aspetos da Instituição.
No âmbito de uma candidatura ao SAMA 2020 – Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, a ENSP NOVA desenvolveu o projeto InoQPHE – Innovation for Quality in Public Health Education, com o objetivo de garantir serviços digitais mais simples, acessíveis e inclusivos, de forma a potenciar a sua utilização por todos os cidadãos. Procurou-se igualmente obter eficiências que potenciassem a redução de custos, nomeadamente, através de uma maior partilha de recursos, tornando sustentável a transformação digital da ENSP NOVA.
Para consultar a Ficha de Projeto do InoQPHE, clique aqui.
No âmbito do desenvolvimento do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA, a Escola Nacional de Saúde Pública iniciou em 2018 o processo de implementação do seu sistema de gestão da qualidade. Este sistema é uma ferramenta essencial para a garantia da excelência nas atividades desenvolvidas ao nível do ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade.
Entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 decorreu um trabalho de diagnóstico, redefinição e implementação dos principais processos e procedimentos internos da ENSP NOVA. Dinamizado pelo Gabinete de Planeamento e Gestão da Qualidade, foi realizado em parceria com o Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ) e envolveu toda a comunidade ENSP NOVA. Para além da elaboração do manual de procedimentos interno, foram realizadas ações de formação aos colaboradores, procurando disseminar, por todos, práticas de melhoria contínua e a adoção de uma cultura de qualidade.