Projectos

Notícias e Eventos

Escola Nacional de Saúde Pública com novos Mestrados

Publicado a 07/06/2017

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA) abriu recentemente as suas candidaturas ao ano letivo 2017-2018 contando com o lançamento de dois novos Mestrados nas áreas da Promoção da Saúde e da Saúde Ocupacional.

Acreditado internacionalmente pela International Union for Health Promotion & Education, o Curso de Mestrado em Promoção da Saúde aposta no desenvolvimento de competências a diferentes níveis para melhorar a capacidade de intervenção para a mudança – individual, organizacional, social e política – com vista à capacitação e transformação social para uma melhor qualidade de vida.

Segundo a Prof.ª Isabel Loureiro, Coordenadora do Mestrado, “houve uma preocupação em criar uma ligação entre a teoria e a prática, pelo que os alunos podem esperar um investimento coerente entre formação, prática e investigação”.

Direcionado para licenciados em áreas ligadas à saúde, entendida no seu conceito mais vasto, as saídas profissionais do curso passam por serviços de saúde locais e centrais, autarquias, escolas, farmácias, setor social, administração de saúde e segurança social.

O Prof. António Sousa Uva, Coordenador do Mestrado em Saúde Ocupacional, explica que o novo Curso pretende “proporcionar aos alunos o desenvolvimento de capacidades para identificar, selecionar, planear e implementar estratégias práticas, e também de investigação, para a melhoria da relação trabalho-saúde nos locais de trabalho”.

A primeira edição do curso conta com a abertura da especialização em Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho, para licenciados nas áreas da saúde ou áreas afins.

Para o Prof. João António Pereira, Diretor da ENSP-NOVA, “a aposta no lançamento destes dois novos Cursos de Mestrado é o reflexo de que a Escola, que comemora 50 anos em 2017, continua a oferecer programas exigentes, adaptados aos novos desafios e oportunidades da Saúde Pública, e que são reconhecidos por parte das instituições e entidades empregadoras”.

A ENSP-NOVA recebe anualmente cerca de 170 novos estudantes para cursos de doutoramento, mestrado e especialização, com formação de base muito diversa, nomeadamente medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, tecnologias da saúde, gestão, economia, psicologia e outras. A primeira fase de candidaturas aos Cursos da Escola Nacional de Saúde Pública decorre até ao dia 30 de junho.