Projectos

Notícias e Eventos

Projeto de aluno e docente ENSP-NOVA vencedor no Orçamento Participativo Portugal

Publicado a 30/04/2018

O projeto Adote um Dos Nossos (ADN) – Plataforma de Combate à Solidão na Terceira Idade e Promoção do Envelhecimento Ativo e das Relações Intergeracionais, de Alexandre da Nova Brandão Francisco e Paulo Sousa, aluno e Coordenador (respetivamente) do Curso de Mestrado em Saúde Pública da ENSP-NOVA, é um dos 15 vencedores do Orçamento Participativo Portugal – CIÊNCIA 2017.

O Projeto pretende combater a solidão na terceira idade através da criação de uma plataforma digital que permite conectar séniores, jovens e famílias, fomentando não só o envelhecimento ativo como as relações intergeracionais.

Distanciando-se do modelo tradicional do voluntariado que ocorre exclusivamente no seio das instituições, o objetivo é criar condições para o exercício da responsabilidade social por cada cidadão, através de recursos proporcionados pela revolução digital. “É necessário ajudar não só os séniores institucionalizados, como os que não estão, mas podem vir a estar, se não forem estimulados intelectual, física e socialmente”, explica Alexandre Francisco.

Em simultâneo, o projeto conta também comum plano de comunicação que, além de digital, inclua ações locais no Ensino Superior, em universidades séniores, em associações de apoio à terceira idade e locais que disponibilizem recursos informáticos para os séniores, como Bibliotecas e a Rede de Espaço Internet. As equipas de comunicação poderão ir ao encontro de séniores e incentivar o contacto com as novas tecnologias, acompanhando-os no processo e promovendo a literacia digital.

Alexandre Francisco é médico cardiologista, com larga experiência em gestão de projetos na área do envelhecimento ativo e gestor de políticas públicas no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Encontra-se a frequentar o Mestrado em Saúde Pública da ENSP-NOVA sob orientação do Professor Paulo Sousa.