O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) apresentou, no dia 19 de junho de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Relatório Primavera 2018.
As principais conclusões do documento foram apresentadas por Pedro Lopes Ferreira, Coordenador OPSS, e comentado por salvador de Mello, Presidente da Direção do Health Cluster Portugal (HCP).
As temáticas do Relatório Primavera 2018 foram também discutidas numa mesa redonda, moderada pela jornalista Dulce Salzedas, à luz das prespetivas dos Cuidados de Saúde Hospitalares, pelo Dr. Luís Campos, Cuidados Continuados, pelo Dr. Ricardo Vieira, Cuidados Primários, com João Rodrigues e da Literacia em Saúde, com a Dra. Cristina Vaz de Almeida.
A sessão foi encerrada pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
O OPSS é constituído por uma rede de investigadores e instituições académicas dedicadas ao estudo dos sistemas de saúde e produz anualmente um documento síntese da evolução do sistema de saúde português – o Relatório Primavera – que tem como finalidade proporcionar a todos aqueles que podem influenciar a saúde em Portugal, uma análise precisa, periódica e independente da evolução do sistema de saúde português e dos fatores que a determinam.
A coordenação do Relatório Primavera 2018 é constituída por Rui Santana (ENSP-NOVA, Pedro Lopes Ferreira (CEISUC), Rogério Gaspar (FFUL), Felismina Mendes (U. Évora), Henrique Barros (ISPUP) e Filipa Duarte Ramos (FFUL).
O Relatório Primavera 2018 está disponível no site do OPSS.
Consulte o Comunicado de Imprensa, com o resumo das principais conclusões.