A Organização Mundial de Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública organizaram,entre os dias 5 e 6 de fevereiro de 2019, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a Expert Consultation – “Enhance patient and family engagement for the provision of safer health care”. A reunião juntou cerca de 20 peritos internacionais representantes de 14 países a nível mundial, tais como Austrália, USA, Canadá, Uganda, Índia, UK, México, Malásia, Dinamarca, entre outros.
A reunião, teve a co-coordenação do Professor Paulo Sousa, pela ENSP-NOVA e contou com a presença do Senhor Vice-Reitor da Universidade NOVA, Professor José Fragata.
Para além dos Profs Paulo Sousa e José Fragata, participaram também na reunião a Profª Helena Canhão que apresentou a iniciativa/projeto “Patient Innovation”, a Enfermeira Catarina Mendes do CHULC com o tema “Engaging patients and families: Some examples from an University Hospital in Lisbon” e a investigadora (ENSP-NOVA) e aluna do Mestrado de Saúde Pública Dra. Ana Brito de Azevedo que colaborou na organização e dinamização das discussões.
Desta reunião saíram orientações, que se juntarão à Declaração de Londres e reforçarão a importância do Envolvimento do Doente e das Famílias na Melhoria da Segurança e da Qualidade dos Cuidados.