Projectos

Notícias e Eventos

2ª Edição da Academia para a Capacitação de Associações de Doentes já arrancou

Publicado a 11/02/2019

Após o sucesso da edição de 2018, a Escola Nacional de Saúde Pública lançou, em parceria com a Roche, no dia 8 de fevereiro de 2019, a 2ª Edição da Academia para a Capacitação de Associações de Doentes (ACAD – Ativos pela Saúde).

Composta por 7 módulos de natureza teorico-prática com a duração de 6 horas cada, 2 seminários e um módulo de projeto, os conteúdos da segunda edição da ACAD resultaram de necessidades identificadas pelas próprias associações e por outros atores do sistema.

Assim, até julho de 2019, os representantes das 30 Associações de Doentes inscritas na Academia, irão frequentar módulos com temáticas tão diversas como Policy-making, Avaliação de tecnologias de saúde, Fundraising, Recolha e análise de dados, Design thinking, Comunicação, Negociação, Direitos dos doentes ou Cooperação.

A Sessão de Abertura desta segunda edição contou com a participação de João Pereira, Diretor da ENSP-NOVA, Maria do Céu Machado, Presidente do Infarmed, Maria de Belém Roseira, que coordenou o primeiro seminário da Academia, e Nuno santos, da Roche. O programa de formação foi apresentado por Rute Simões Ribeiro, coodenadora da iniciativa.

No âmbito da sua missão, a ENSP-NOVA desenvolve programas de formação dirigidos a Associações de Doentes, permitindo que estas tenham acesso a um conjunto de conhecimentos fundamentais à sua atividade, para que exerçam uma participação ativa e significativa no sistema da saúde.

A Academia para a Capacitação de Associações de Doentes tem como principal objetivo capacitar as Associações de Doentes de novas competências e ferramentas de gestão e intervenção social.

Consulte notícia relacionada:

Academia para a Capacitação de Associações de Doentes já começou