Projectos

Notícias e Eventos

Sessão Comemorativa do Dia Mundial para a Segurança do Doente

Publicado a 10/09/2019

A Escola Nacional de Saúde Pública associa-se à comemoração do 1ª Dia Mundial para a Segurança do Doente e organiza, no dia 17 de setembro de 2019, a partir das 17h, no Auditório Coriolano Ferreira (antigo Salão Nobre ENSP-NOVA), em parceria com outras instituições universitárias e organizações de saúde, uma sessão comemorativa para assinalar a data.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu – na 72ª Assembleia anual – em Maio 2019, a data de 17/09 para as comemorações do Dia Mundial para a Segurança do Doente.

São várias as iniciativas definidas pela OMS e que estão a ser organizadas em diferentes países do mundo, umas mais centradas nas organizações que prestam cuidados de saúde, outras que visam envolver e informar mais o cidadão/população. A ENSP-NOVA tem estado associada a esta iniciativa desde o seu inicio, tendo participado ativamente nas reuniões preparatórias que tiveram lugar nos dias 17 e 18 de Junho, em Genebra.

A Cerimónia começa por apresentar a segunda edição alargada e revista dos livros “Conhecendo os Riscos nas Organizações de Saúde” e “Criando Organizações Seguras”, publicações que resultam de uma parceria entre a ENSP-NOVA e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, do Brasil. Trata-se de materiais de referência para programas de formação e qualificação profissional e uma contribuição académica baseada na evidência no campo da qualidade em saúde e segurança do doente.

Será também atribuído, ao melhor aluno do 3º Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente o Prémio Walter Mendes, no valor de 1.000€, destinado ao  apoio à divulgação de trabalho científico, participação em congresso internacional e/ou a publicação em revista cientifica com open access.

O programa termina com a Conferência “Segurança do Doente: Desafios e oportunidades”, proferida pelo Professor José Fragata, da NOVA Medical School e Vice-Reitos da Universidade NOVA de Lisboa.

Consulte o Programa da Cerimónia de Comemoração do Dia Mundial para a Segurança do Doente.

A participação é livre, mas agradece-se preenchimento de formulário de inscrição.