A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA organiza, com a Erasmus School of Law da Erasmus University Rotterdam (Holanda) e a IDIVAL, University of Cantabria (Espanha), no dia 4 de dezembro de 2019, no Auditório Coriolano Ferreira (ENSP-NOVA), a “International Conference on Global Public Health and Human Rights”.
Na era da globalização, saúde e direitos humanos são conceitos intimamente relacionados. A violação de direitos humanos fundamentais pode impactar fortemente de maneira negativa a saúde dos indivíduos e das comunidades e pode também levar ao aumento das desigualdades e discriminação no acesso aos serviços de saúde.
O cumprimentos dos direitos humanos na saúde é, portanto, uma obrigação fundamental, tanto em nível nacional quanto global. Mas qual é a relação entre direitos humanos e saúde global? Quais são os elementos-chave desse relacionamento complexo, quais são as principais instituições nacionais e internacionais e como elas respondem aos desafios dos direitos humanos em saúde?
Estes e outros temas serão abordados na Conferência que terá como palestrantes Paula Lobato Faria, docente e investigadora da ENSP-NOVA, André den Exter, da Erasmus School of Law e Professor Visitante da ENSP-NOVA e Joaquin Cayon, da IDIVAL.
Até ao dia 1 de novembro de 2019 está também a decorrer o call for abstracts, cuja candidatura deve ser dirigida ao Presidente da Comissão Científica, para o endereço de e-mail: denexter@law.eur.nl.
A entrada é livre, mas carece de inscrição. Todas as informações e inscrições disponíveis na página da Conferência.