Arrancou hoje a 2ª edição do Health Parliament Portugal, o primeiro parlamento em Portugal dedicado inteiramente ao tema da saúde, uma parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa, o Expresso, a Microsoft e a Janssen.
Entre os 60 parlamentares encontram-se 7 alunos, antigos alunos e investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública. Eduardo Castela, Hugo Monteiro, Joana Sousa, Mariana Oliveira Machado, Miguel Cabral, Ricardo Rosado e Rita Veloso Mendes serão colocados numa de seis comissões para tratar de um tema específico relacionado com o sector da saúde:
- Inovação e valor em saúde
- Sustentabilidade e equidade
- Oncologia
- Tecnologia e integração de cuidados
- Recursos humanos em saúde
- Saúde mental
Cada comissão vai ser acompanhada de um conselho consultivo composto sempre por um deputado da República Portuguesa, um antigo governante, um presidente ou vice-presidente de um organismo ligado à saúde e alguém ligado ao sector privado ou social.
Adalberto Campos Fernandes e Fernando Leal da Costa, docentes e investigadores da ENSP-NOVA e Fernando Araújo, membro do Conselho de Escola da ENSP-NOVA, fazem parte do conselho consultivo da iniciativa.
Os trabalhos, que vão ser pontuados por quatro plenários, visitas de campo e entrevistas para produzir as recomendações, tendo em conta os (até) seis subtemas que podem ser definidos por comissão, terminam em junho com a apresentação ública das recomendações.
A primeira edição do Health Parliament Portugal decorreu em 2017 e resultou na apresentação de 58 recomendações e seis relatórios, além de reuniões mensais com o ministério da Saúde.
Para saber mais sobre esta iniciativa e seguir os trabalhos parlamentares, consulte o website do Health Parliament Portugal.