Já estão disponíveis os primeiros resultados do projeto de investigação que acompanha passo-a-passo a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal. o Barómetro Covid-19, uma parceria Escola Nacional de Saúde Pública/Expresso.
O Barómetro COVID-19 pretende gerar conhecimento científico robusto que seja ser útil agora, na tomada de decisão, e garantir que o conhecimento útil para o futuro. A agenda do Barómetro não é fechada, vai definir-se e adaptar-se, ao longo da pandemia, consoante as necessidades identificadas. Consulte os resultados!
Opinião Social | O que pensam os portugueses em tempos de Covid-19?
Coordenação Científica
Sónia Dias
Coordenação Executiva
Ana Rita Pedro
O Barómetro Covid-19 lançou um questionário online para avaliar semanalmente, sob o ponto de vista do cidadão, a sua perceção quanto ao risco, à capacidade de resposta das autoridades e dos serviços de saúde, o cumprimento das medidas veiculadas e os impactos no quotidiano individual.
A Escola Nacional de Saúde Pública apela à participação de todos, para o preenchimento do questionário uma vez por semana. Participe e divulgue!
Os resultados da Semana 1 do inquérito (20 a 26 de março), com 100.000 respostas, revelam alguns dados sobre a adesão à medida do isolamento físico, à confiança das pessoas na capacidade de resposta dos serviços de saúde, ao estado da sua saúde mental e aos receios sobre a possibilidade de escassez de bens de primeira necessidade e de perda de rendimento devido à situação atual de pandemia.
[ Semana 2: Participe e responda ao questionário aqui! ]
Epidemiologia do Covid-19 | Como estamos e para onde Vamos?
Coordenação Científica
Carla Nunes
Os modelos matemáticos desenvolvidos pelos investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública permitem, através da análise dos dados de outros países, prever a evolução dos casos de Covid-19 em Portugal, para um curto espaço de tempo.
O que sabem os investigadores ao dia de hoje? Que as curvas dos países analisados – Itália, Reino Unido e Espanha – têm uma evolução crescente acentuada, ou seja, são exponenciais no início, e que a curva de Portugal, à sua própria escala, segue o mesmo trajeto.
Assim, ao emparelhar as datas de início das curvas de todos os países – considerando como início do surto o período após o qual cada país teve dois dias consecutivos de novos casos – é possível calcular a correlação entre o número de casos em Portugal e os outros países.
Políticas e intervenções | Que respostas para combater a pandemia?
Coordenação Científica
Rui Santana
Com o objetivo de comparar as medidas tomadas em diferentes países para travar a epidemia da Covid-19, os investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública, realizaram uma breve análise sobre as principais medidas de combate à Covid-19 e o momento em que foram decretadas em cada país.