Projectos

Notícias e Eventos

Barómetro Covid-19 apresenta novos resultados

Publicado a 03/04/2020

O Barómetro Covid-19, o projeto de investigação da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa que acompanha passo-a-passo a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal, apresenta os resultados mais recentes e lança uma nova área de investigação, a Saúde Ocupacional, focada nos profissionais de saúde.

Resultados:

Opinião Social | O que pensam os portugueses em tempos de Covid-19? 

Finda a primeira semana do questionário Opinião Social, que decorreu entre os dias 21 e 30 de março e contou com um total de 156.192 respostas, a equipa do Barómetro Covid-19 apresenta agora uma análise mais fina dos resultados, com enfoque nas pessoas que afirmam que continuam a sair de casa sem um motivo laboral para o fazer e nos aspetos que mais preocupam os inquiridos.

O Opinião Social é um questionário que tem como objetivo acompanhar a evolução das perceções, sob o ponto de vista do cidadão: perceção de risco, confiança nas instituições, cumprimento das medidas veiculadas, resposta dos serviços de saúde, impactos no seu quotidiano e na saúde mental, etc.

O questionário tem uma periodicidade semanal estando agora a decorrer a Semana 2. A Escola Nacional de Saúde Pública apela ao apoio de todos, através da participação e divulgação semanal, junto dos seus contactos.

[ Semana 2: Participe e responda ao questionário aqui! ]

 

Saiba mais aqui!

 

Epidemiologia do Covid-19 | Como estamos e para onde Vamos?

Os modelos matemáticos desenvolvidos pelos investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública permitem, através da análise dos dados de outros países, prever a evolução dos casos de Covid-19 em Portugal, para um curto espaço de tempo.

A última análise mostra que, apesar de assistirmos nas últimas semanas a uma redução no aumento diário de novos casos em Portugal, a curva portuguesa se afastou da espanhola, mas está mais próxima da italiana. Ao dia 31 de março de 2020, por cada 100 novos casos em Itália são esperados 14 em Portugal.

 

Saiba mais aqui!

 

Políticas e intervenções | Que respostas para combater a pandemia?

A proliferação da COVID-19 veio provocar alterações no padrão de utilização de cuidados de saúde apresentado pelo Serviço Nacional de Saúde português. O grupo de investigação “Políticas e Intervenções” faz uma análise das tendências da procura de serviços de urgência/ emergência hospitalar durante o primeiro mês de resposta à pandemia.

 

Saiba mais aqui!

 

Passado um mês do início da pandemia, investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública e do Centro de Investigação em Saúde Pública apresentam um retrato epidemiológico de “1 Mês em tempos de Covid-19”.

 

Saiba mais aqui!

 

saúde ocupacional | os profissionais de saúde estão protegidos?

A nova área da investigação do Barómetro Covid-19 vai focar-se na Saúde Ocupacional dos profissionais de saúde, um dos grupos profissionais em maior risco de contrair Covid-19 devido ao seu papel no diagnóstico e tratamento da doença.

António Sousa Uva, coordenador científico do Saúde Ocupacional, explica que “este estudo tem como objetivo criar conhecimento científico que possa ser útil para os Serviços de Saúde Ocupacional, para as Unidades de Saúde e para os decisores em políticas públicas de saúde, tendo em vista a proteção”.

Este grupo de investigação desenvolveu um questionário dirigido a profissionais de saúde, de periodicidade quinzenal: aqui!

Saiba mais aqui! – A Saúde Ocupacional e a pandemia da COVID-19: situações de risco específico
A atual gestão do risco da COVID-19 pode, indiscutivelmente, ser melhorada na proteção da saúde e segurança dos prestadores de cuidados e é nossa responsabilidade não esgotar tudo o que pudermos fazer para proteger quem nos protege.
Saiba mais aqui! – Saúde Ocupacional na COVID-19 é essencial proteger melhor quem nos protege!