Com o objetivo de perceber de que forma as diferentes dinâmicas populacionais poderão ter impacto no comportamento da epidemia em diferentes regiões, o Barómetro Covid-19 analisou a variação da mobilidade dos Portugueses, com recurso aos dados da Google (Mobility Reports).
Segundo o artigo “Mobilidade em Portugal em tempos de Pandemia por Covid-19“, verificou-se em Portugal uma redução de, aproximadamente, 80% da mobilidade e permanência em locais de “Retalho, Restauração e Lazer” (-83%), “Parques e afins” (-80%) e “Transportes” (-79%). A categoria “Retalho, restauração e lazer” teve uma redução elevada e uniforme em todo o país, o que está de acordo com as medidas implementadas a estes níveis.
As categorias com menores reduções foram “Bens Essenciais, Farmácias” (-59%) e “Trabalho” (-53%), dados que vão ao encontro o que vai de encontro das políticas de distanciamento social implementadas no país.
Já a categoria “Residência” foi uma exceção, para a qual houve um aumento de permanência. Adicionalmente, a redução na mobilização e permanência em “Parques” e “Trabalho” parece ter sido maior no Litoral e no Norte.
Segundo os investigadores, “este trabalho mostra como uma pequena parte da big data disponível recolhida para fins totalmente diversos, pode ser útil para estudos de epidemiologia dos comportamentos e a sua relação com a saúde e o funcionamento dos serviços de saúde, sem prejuízo da garantia da privacidade e utilização adequada dos dados e partilha dos detalhes e métodos para garantir análises e interpretações válidas”.