A Escola Nacional de Saúde Pública obteve a aprovação de quatro projetos no âmbito do “Research 4 Covid-19” de apoio especial a projetos de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19, da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Conheça os 4 projetos aprovados:
COnhecer Mais PaRa Intervir MElhor – COMPRIME
O COMPRIME tem como principal objetivo identificar as dinâmicas de propagação do SARS Cov2, nas suas relações com os perfis demográfico e socioeconómico dos territórios, à escala do concelho. Em termos metodológicos considera 3 grupos de dados: Clinico-epidemiológicos, demográficos, socioeconómicos; e serão também incluídas características territoriais.
A ENSP-NOVA foi a entidade proponente do projeto de investigação, em parceria com o Instituto Geográfico e do Ordenamento do Território (IGOT-UL); a Faculdade de Farmácia da UL, a Câmara Municipal de Torres Vedras e os ACES Lisboa Central e de Oeste Sul.
O projeto é coordenado por Paulo Sousa e participam os docentes Adalberto Campos Fernandes, Pedro Aguiar e Sónia Dias e os investigadores Guilherme Romana, Rita Sequeira e Vasco Ricoca.
Produção e financiamento hospitalar no período pós-pandemia
A desmarcação da atividade programada (consulta e cirurgia), o adiamento de episódios hospitalares durante o período da pandemia, o aumento da procura não expressa, o acréscimo dos doentes infetados pela COVID-19 que continuarão a necessitar de resposta e os próprios efeitos que decorrerão da atual situação em que vivemos provocarão um crescimento cumulativo de necessidades em saúde por responder que importa conhecer e planificar a sua resposta.
A ENSP-NOVA propõe um projeto de investigação, em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde, que tem como objetivos: estimar a produção e financiamento hospitalar no SNS e criar cenários que permitam responder à procura esperada de forma planificada.
Tem a coordenação de Rui Santana e participam docentes do Departamento de Politicas e Gestão do Sistema de Saúde, Sílvia Lopes e Paulo Boto, e os investigadores João Rocha e Patricia Soares.
PIC 4 COVID-19
O Plano Individual de Cuidados (PIC) assegurará uma domiciliação segura dos doentes com COVID-19, um planeamento de cuidados personalizados, integrados e contínuos a partir da informação clínica e das Normas de Orientação Clínica e disponibiliza-o ao doente e cuidador através de uma interface digital user-friendly. Permitirá a promoção da literacia, do estado funcional, do autocuidado, efetividade e segurança da medicação, diminuição da utilização de serviços de saúde, dos internamentos hospitalares, da mortalidade e aumento da qualidade de vida.
O PIC é um instrumento que, com recurso à informação clínica e à evidência, facilita o planeamento personalizado, integrado e garante a continuidade de cuidados conferindo ao doente e cuidador decisões fundamentadas. Assim, será possível promover a literacia, o estado funcional, o autocuidado, a efetividade a qualidade de vida e segurança da medicação e diminuir a utilização de serviços de saúde, dos internamentos hospitalares, da mortalidade dos doentes com COVID-19 domiciliados.
A ENSP-NOVA é parceira do projeto liderado pela Universidade de Évora, tal como o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, DECSIS – Sistemas de Informação, S.A., o Hospital do Espírito Santo (Évora), a Faculdade de Ciências Médicas e o Comprehensive Health Research Center (CHRC).
SO na COVID-19 | Intervenção da Saúde Ocupacional junto dos profissionais de saúde com exposição a SARS-CoV-2 (Covid-19) na recuperação da pandemia
Esperam-se dificuldades na gestão dos profissionais de saúde durante a fase de recuperação da pandemia. O processo de vigilância da saúde deste profissionais deve ser apoiado de forma a prevenir o contágio e a manter os profissionais de saúde ativos, saudáveis e motivados para o trabalho.
Partindo da experiência do Serviço de Saúde Ocupacional (SSO) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte é possível gerir, de forma efetiva, o processo de decisão de aptidão para o trabalho dos profissionais de saúde numa pandemia. O objetivo deste projeto é desenvolver, em tempo útil, com os dados do SSO, um dashboard de vigilância da saúde dos profissionais de saúde.
Para mais informações, consulte Research 4 Covid-19.