A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e a Faculty of Food Science and Nutrition of University of Iceland colaboram numa iniciativa bilateral financiada pelo EEA Grants, designada “Exposição a mycotoxinas no cenário de alterações climáticas / Exposure to mycotoxins in a climate change scenario – MycoClimaChange”.
O projeto submetido pela investigadora e docente ENSP-NOVA Susana Viegas, pretende contribuir para identificar a influência que as alterações climáticas podem ter na exposição humana a micotoxinas considerando os diferentes cenários climáticos expectáveis para o continente Europeu. Esta informação será útil para suportar futuras medidas regulamentares que visem mitigar o impacto das alterações climáticas na segurança alimentar.
A iniciativa terá a duração de 18 meses, e teve o protocolo assinado durante o mês de abril. Encontra-se agora na fase de recolha de dados publicados acerca da exposição a micotoxinas da população Portuguesa. Prevê-se que em setembro decorra o primeiro seminário, que pretende esclarecer sobre os objetivos do projeto e as atividades a desenvolver pelos parceiros envolvidos.
Financiado por: |
Parceiro:
|