Projectos

Notícias e Eventos

ENSP-NOVA e Federação Nacional das Associações Juvenis lançam manual para desconfinamento

Publicado a 22/06/2020

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Escola Nacional de Saúde Pública lançaram Manual de Recomendações para as Associações Juvenis, para que as coletividades possam voltar às suas atividades em total segurança. O documento surge no âmbito da campanha “Desconfinar Jovem – A Tua Causa”, que, ao longo dos próximos meses, terá diversas iniciativas para apoiar os jovens no regresso às rotinas.

A par das medidas transversais definidas pela Direção-Geral da Saúde, cada associação deve delinear o seu próprio plano de contingência para diminuir a possibilidade de contágio por covid-19 nas suas comunidades, tendo em conta o tamanho dos seus espaços, o número de associados e o tipo de atividades que realiza. Para apoiar as associações nessa tarefa, o manual aborda como traçar um plano de contingência para diversos cenários, como devem funcionar as instalações e de que forma deve ser realizado o atendimento ao público e as atividades, sejam formativas ou recreativas, como espetáculos, eventos e campos de férias.

“Apesar da baixa probabilidade de os jovens serem afetados de forma severa pela covid-19, podem, sem saber, ser um veículo de transmissão do vírus para grupos de risco, incluindo as suas famílias, pelo que todos os cuidados são poucos. Queremos todos voltar à atividade associativa, mas temos a responsabilidade de o fazer em total segurança e este manual vem ajudar nessa tarefa, com o contributo essencial da ENSP-NOVA”, afirma Tiago Manuel Rego, presidente da FNAJ.

As medidas identificadas no manual, que está já disponível online, no site da federação, foram apontadas com estreita colaboração da universidade: “Por considerar a importância decisiva dos jovens no controlo da pandemia, protegendo, em particular, aqueles que maior risco têm de ficar gravemente doentes, a ENSP-NOVA respondeu imediatamente ao pedido que recebeu da FNAJ, reconhecendo a responsabilidade revelada, numa altura particularmente delicada em que a tentação de abandonar os procedimentos de higiene e distanciamento físico é muito forte, após estes meses de confinamento”, nota Isabel Loureiro, professora catedrática da ENSP-NOVA.

Consulte os documentos disponíveis online.