O Programa Bairros Saudáveis encontra-se em consulta pública até 27 de setembro, através do site www.bairrossaudaveis.gov.pt, onde os cidadãos podem pronunciar-se sobre o projeto de regulamento e ajudar na identificação dos territórios vulneráveis.
Este programa visa “dinamizar parcerias e intervenções locais de promoção da saúde e da qualidade de vida das comunidades territoriais, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em colaboração com as autarquias e as autoridades de saúde”, dispõe de uma dotação de 10 milhões de euros,desenvolvidos nos eixos da saúde, social, económico, ambiental ou urbanístico, os projetos a candidatar podem ser pequenas intervenções (até 5.000 euros), serviços à comunidade (até 25.000) ou projetos integrados (até 50.000 euros), executáveis até ao final de 2021.
Segundo a arquiteta Helena Roseta, coordenadora do projeto “o objetivo é atingir pelo menos 200 projetos aprovados”. “O máximo que cada projeto pode ter de financiamento é de 50 mil euros”.
A abertura do concurso de candidaturas de projetos está prevista para outubro, deverá ser feita através do site www.bairrossaudaveis.gov.pt.
A Escola Nacional da Saúde Pública, apoia este Programa através da participação da Profª Isabel Loureiro na Equipa de Coordenação Nacional (ECN), como elo de ligação da ECN com a equipa de coordenação regional de Lisboa e Vale do Tejo.
A 1ª Sessão de esclarecimento,dirigida à Região LVT , realiza-se dia 21-09-2020 e será transmitida no facebook do Programa
Consulte aqui a Agenda das sessões.