Projectos

Notícias e Eventos

ENSP-NOVA apresenta Centro de Conhecimento

Publicado a 30/09/2020

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA) apresentou, no dia 29 de setembro de 2020, em Lisboa, o The Gate – Public Health Knowledge Centre, um projeto à escala global que se propõe a encontrar soluções inovadoras para os atuais e futuros desafios da humanidade.

Com a inovação inscrita no seu ADN, a ENSP-NOVA contribui há mais de 50 anos para a melhoria da saúde das populações, dos sistemas de saúde e da sociedade e assume agora um projeto à escala global. “Queremos fazer mais. Não mais do mesmo, mas mais e melhor”, afirma Carla Nunes, diretora da ENSP-NOVA.

O The Gate é um centro de conhecimento dedicado à investigação científica e inovação em Saúde Pública, aberto à comunidade, que irá estender a ciência, a investigação e a inovação para além dos muros da academia.

 

 

Com uma forte componente digital, tecnológica e de inovação, o The Gate irá desenvolver e disseminar programação digital, atividades e exposições permanentes e itinerantes, com recurso a simuladores, gaming, multimédia e laboratórios, para diferentes públicos e literacias, focadas na epidemiologia das doenças infeciosas, políticas e investigação em saúde, saúde ambiental, saúde ocupacional, literacia em saúde e desigualdades.

“O Centro será um poderoso instrumento para o exercício da cidadania, despertando o interesse para questões da ciência, tecnologia e saúde pública, munindo os cidadãos com o conhecimento necessário à interpretação de informação veiculada nos media ou à tomada de decisões informadas acerca do seu estilo de vida, como a alimentação e tratamentos médicos. Vai estimular as pessoas a avaliarem riscos e a confrontarem-se com questões éticas e escolhas morais com que a sociedade se depara atualmente em áreas como as doenças infeciosas, alterações climáticas, energia limpa, ou as células estaminais. Tudo isto com base em metodologia científica, experimentação e aprendizagem indutiva.” adianta Carla Nunes.

 

 

O The Gate identificou já alguns parceiros nacionais e internacionais, nomeadamente instituições de ciência e tecnologia, para garantir a sua qualidade, reconhecimento, inovação e sustentabilidade. Procura agora aliar-se a outros centros semelhantes, noutras partes do globo, com o objetivo de constituir uma rede global de centros de conhecimento baseados em investigação científica

Apesar da construção de um edifício para o The Gate, em Lisboa, fazer parte dos planos, Carla Nunes adianta que “a forte componente digital do Centro faz com que o seu desenvolvimento e atividades sejam totalmente independentes da existência de um edifício físico”, pelo que se pode esperar novidades deste Centro de Conhecimento em Saúde Pública no início de 2021.

O The Gate foi apresentado na Cerimónia 52|25 Escola Nacional de Saúde Pública, que celebrou os 52 anos de existência da instituição e os 25 anos na Universidade NOVA de Lisboa e que contou com a participação do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira e da Ministra da Saúde, Doutora Marta Temido, na sessão de encerramento.