O programa de formação Ativos pela Saúde – Academia para a Capacitação das Associações de Doentes (ACAD) arranca com a unidade formativa “Advocacia para a Cidadania da Saúde” a partir do dia 13 de outubro.
Esta unidade formativa proporciona a introdução e o desenvolvimento de temas considerados relevantes para o eficaz empoderamento dos advocates, no exercício da sua cidadania de saúde, como o Financiamento e organização dos cuidados de saúde, Avaliação das tecnologias de saúde, Ensaios clínicos em Portugal e o consentimento do doente , Os direitos dos doentes no Direito Português: ética e legalidade, Comunicação integrada e ferramentas digitais, Angariação de fundos e sustentabilidade financeira, Candidaturas a calls internacionais, entre outras. Tem como finalidade a capacitação de pessoas e organismos que pretendam advogar pelos interesses dos doentes, contribuindo para a sua preparação para a gestão e tomada partilhada de decisão, em contexto de políticas de saúde.
A ACAD é um projeto desenvolvido pela ENSP-NOVA, com o apoio da Roche, e tem como principal objetivo capacitar as Associações de Doentes de novas competências e ferramentas de gestão e intervenção social.
Após o sucesso das duas primeiras edições realizadas em 2018 e em 2019, a terceira edição da ACAD teve início em junho de 2020 e foi reformulada, de maneira a acompanhar as necessidades das associações. Este ano é por isso composta por esta unidade formativa com conteúdos centrais, para além de seminários, workshops e visitas de campo e também consultoria de projetos.