Projectos

Notícias e Eventos

Projeto H2020 liderado pela ENSP-NOVA arranca em setembro

Publicado a 03/08/2021

O projeto Partnerships For Science Education (PAFSE) aceite para financiamento pela Comissão Europeia, no âmbito do programa H2020 (call “Science with and for Society, tópico “Open schooling and collaboration on Science Education”), em ambiente competitivo (145 projetos, três aprovados), e com a ENSP-NOVA como entidade proponente, arranca já em setembro.

O PAFSE é sustentado num modelo inovador de “open schooling”, tem como epicentro as escolas do 3.º ciclo, e junta parceiros públicos e privados, da academia, da indústria, empresas, start-ups, ONGs, na comunidade escolar, envolvendo em particular os seus alunos e professores, na missão de fazer educação em saúde pública nas comunidades onde vivem e na abordagem aos principais desafios do presente e no futuro. Fá-lo através da ligação de aprendizagens curriculares nas áreas das Ciências, Tecnologia e Matemática a necessidades societais, decorrentes da pandemia por COVID-19, por exemplo, ou a doenças não transmissíveis, como a diabetes ou a obesidade.

Durante o seu ciclo de vida, o projeto irá colaborar com a Direcao-Geral de Educacao e a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, é enquadrado no contexto do “The Gate – Public Health Knowledge Centre”, o centro de conhecimento da ENSP-NOVA dedicado à investigação científica e inovação em Saúde Pública, reforçando a política da ENSP-NOVA de estender o ensino, a investigação e a inovação para além dos muros tradicionais da academia, contribuindo para a efetiva Criação de Valor com e para a comunidade.

O projeto tem como investigadora principal a Professora Carolina Santos, e integram o consorcio a Universidade do Minho, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, a Prevenção Rodoviária Portuguesa, o Imstitouto Technologias Ypologistonkai Ekdoseon Diofantos (Grécia), o Panepistimio Ioanninon (Grécia), a Universidade do Chipre e a Universidade IM. Adama Mickiewicza W Poznaniu (Polónia).

Consulte o projeto Partnership For Science Education