No dia 28 de setembro, alunos do 60º Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) acompanhados pelo professor Paulo Sousa, realizaram uma visita ao Hospital Universitário Ramón y Cajal, em Madrid, concretamente ao Servicio de Medicina Preventiva Y Salud Pública.
Nessa visita, o grupo foi recebido pelo Diretor do Serviço de Medicina Preventiva – Dr. Jesús María Aranaz Andrés – que gentilmente deu a conhecer as instalações aos alunos e professor, e apresentou a equipa do Serviço – e pelo Subdiretor clinico, Dr. Fernando Roldan Moll.
A visita pressupunha a divisão em subgrupos, que circularam pelas diferentes áreas de atuação do Serviço de Medicina Preventiva y Salud Publica, a saber:
-
- “Vigilancia Epidemiológica. IRAS” (Infeções Relacionadas à Assistência à Saúde) – Dra. Amaranta McGee;
- “Bioseguridad. Reprocesamiento de Dispositivos Médicos.” – Dra. Cornelia Bischofberger;
- “Seguridad del Paciente. Calidad Asistencial.” – Dr. Marco Espinel;
- “Medicina Preventiva Clínica. Investigación.” – Dr. Jorge De Vicente.
Como parte do programa, houve uma visita guiada à Central de Esterilización y Reprocessamento de dispositivos médicos, conduzida pela prestável supervisora – Mercedes García Haro – que teve amabilidade de explicar todo o processo e modo de funcionamento da central. Foi dito, com certo orgulho, que se encontra planeada uma segunda área (gémea da existente) a ser construída nos próximos 12 meses.
Para concluir a visita, foram realizadas apresentações dos programas de formação dos internos de Saúde Pública em Espanha e em Portugal, onde foi possível partilhar experiências e ver semelhanças e diferenças entre ambos os países, ao nível da investigação e da prática.
“Foi uma experiência fantástica e estamos certos que, alguns de nós voltaremos ao hospital Ramón Y Cajal para fazer estágios, à semelhança do nosso colega espanhol – Diego San José Saras – que virá à ENSP-NOVA fazer um estágio (tendo como supervisor o Prof. Paulo Sousa) no âmbito do Doutoramento Internacional que se encontra a desenvolver“. (João Gomes – CESP)
E para finalizar, nada como um excelente “almoço de hermandad”, com os médicos do Serviço do hospital e o grupo do CESP.