Os NOVA impACT! Challenges foram criados durante a pandemia de Covid-19, que veio realçar a importância da inovação e do empreendedorismo social na obtenção de respostas inovadoras pelo seu potencial de impacto e sustentabilidade.
Nesta nova edição “MELHORANDO A SOCIEDADE HOJE E NO FUTURO“, a Universidade NOVA de Lisboa e o Santander Universidades, procura empreendedores que tenham o objetivo de contribuir com soluções para os desafios de hoje e do futuro.
Ana Paula Pisco, Ana Patrícia Ribeiro, Ana Rita Subtil, Clara Oliveira, Joana Pinto, Patrícia Russo, Elisa Xavier, Elisa Pacheco, Luis Fernandes e Ricardo Amaro, alunos da Pós-Graduação em Gestão de Projetos em Saúde (CP GPS), são os dinamizadores de 2 projetos selecionados entre os 10 projetos finalistas, repetindo-se assim o feito de 2020 .
CONHEÇA OS 2 PROJETOS SELECIONADOS (ENSP-NOVA)
DID4Health – Diabetes Informed Detectives – Movement 4Health – dinamizado por Ana Paula Pisco, Ana Patrícia Ribeiro, Ana Rita Subtil, Clara Oliveira, Joana Pinto e Patrícia Russo
DID4Health é um projeto na área da Prevenção da Diabetes, particularmente a Diabetes tipo 2.
O Projeto centra-se numa interação entre a Escola, a Família/comunidade e Agentes de saúde, com o desenvolvimento de conteúdos que estarão disponíveis em plataforma digital. Tem um ciclo de aprendizagem que passa pela preparação/capacitação dos professores, transmissão de conhecimentos aos alunos de forma inovadora, a ação dos alunos junto da sua família e/ou comunidade como embaixadores da Diabetes, sendo no final desafiados a desenvolverem Projetos relacionados com a Diabetes, contribuindo para alavancar mudanças na família, na escola, na comunidade, …
A Diabetes tipo 2 é uma “doença familiar”, e o conceito do projeto passa por agir numa fase precoce do desenvolvimento pessoal, chegando aos adultos através dos mais novos.
Os DID (Detetives Informados da Diabetes) serão verdadeiros agentes de saúde pública contribuindo para o aumento da consciência e literacia sobre a Diabetes, maior capacidade de decisão com base em evidência científica e maiores ganhos em saúde a médio e longo prazo, bem como poupanças significativas no tratamento desta, que é a Pandemia do Séc. XXI.
Projeto KYHRO – dinamizado por Elisa Xavier, Elisa Pacheco, Catarina Sofia Oliveira Ribeiro, Luis Fernandes e Ricardo Amaro
O projeto KYHRO, idealizado por alunos do curso PG GPS/ENSP-NOVA, pretende contribuir para um mundo onde a segurança na saúde não é refém das lacunas na informação clínica dos cidadãos.
Como tal, propõe-se a criar o produto AllHealth, constituído por uma aplicação móvel e plataforma web, que tem como missão responsabilizar e empoderar o cidadão na gestão e partilha da sua informação clínica. O utilizador pode partilhar a informação clínica que entender, onde e quando quiser.