A Rede Global para a Academia da Saúde Pública (GNAPH), que congrega as associações que representam escolas e programas de saúde pública em todo o mundo, nomeadamente a ASPHER – Associação das Escolas de Saúde Pública da Região Europeia, à qual pertence a ENSP-NOVA, divulgou recentemente uma declaração sobre o papel das escolas e programas académicos de saúde pública na gestão global para a melhoria da saúde das pessoas, animais e do planeta.
O documento intitulado “Global governance for improved human, animal, and planetary health: the essential role of schools and programs of public health“, lista também um conjunto de novas competências, para os profissionais de saúde e decisores, essenciais para a construção de uma melhor saúde pública.
Competências para Profissionais de Saúde:
1. Liderança, especialmente de grupos multidisciplinares, com múltiplos interesses
2. Parceria e colaboração
3. Comunicação, principalmente durante situações de crise
4. Trabalho em rede com outras disciplinas-chave com impacto na saúde das populações, nomeadamente clima, ecologia, agricultura, economia, direito internacional, política, ciência, jornalismo/comunicação, teologia
5. Trabalhar e colaborar em ambiente político
6. Aplicação da lei de saúde pública e seus princípios éticos
7. Conhecimentos gerais da saúde global, como “One Health”, alterações climáticas, desigualdades económicas, comércio e saúde
8. Conhecimento e utilização de tecnologia digital
9. Aumentar a eficácia das respostas às iniquidades em saúde, atendendo às necessidades de comunidades vulneráveis, marginalizadas e desfavorecidas, refugiados e migrantes
10. Treino e atualização de competências da saúde pública em áreas como as doenças infecciosas, epidemiologia, promoção da saúde, vigilância, vacinologia, avaliação de tecnologias da saúde
Competências para líderes e decidores:
1. Compreensão dos valores e da ética da saúde pública
2. Conhecimentos básicos de epidemiologia e outras disciplinas da saúde pública
3. Conhecimentos básicos de estratégias de preparação e respostas regionais
4. Conhecimento dos recursos e autoridades de saúde pública disponíveis
5. Entendimento sobre como os eventos decorridos noutra geografia podem afetar a saúde da sua população
6. Noção de como a legislação e políticas de outras áreas (habitação, agricultura, utilização da terra, etc.) pode impactar a saúde das populações
7. Conhecimento básico dos princípios de “One Health”, identificando a ligação entre a saúde das pessoas, animais e meio ambiente
8. Como utilizar dados e evidência para a tomada de decisão
9. Como comunicar de forma eficaz com as populações
10. Como construir consensos e atuar coletivamente