A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa lança, no dia 10 de dezembro de 2021, o Curso de Pós-Graduação sobre Mutilação Genital Feminina (MGF), numa cerimónia que conta com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e o Presidente da Administração de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco.
O programa da sessão inaugural conta com a conferência da jornalista Sofia Branco, sobre “O papel da comunicação social no combate à Mutilação genital Feminina”.
A MGF consiste na excisão parcial ou total dos órgãos genitais femininos, sendo uma prática levada a cabo como um ritual de iniciação. A MGF é uma forma de violação dos direitos humanos e de violência contra às mulheres. Vários documentos internacionais salientam a importância de intervenção para erradicação desta prática.
Com a coordenação científica da Professora Andreia Leite (ENSP-NOVA), Sónia Dias (ENSP-NOVA) e António Carlos Silva (ARS-LVT), a Pós Graduação sobre Mutilação Genital Feminina destina-se a todos os profissionais que integrem, ou pretendam integrar, equipas a desenvolver projetos de intervenção na área da mutilação genital feminina e tem como objetivos a aquisição de conhecimento sobre MGF e o desenvolvimento de competências de intervenção comunitária nesta área.
A Cerimónia de Lançamento do Curso será transmitida, em direto, a partir das 9h30, na página de Facebook da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.