A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa é a primeira instituição portuguesa a receber a acreditação da Agency for Public Health Education Accreditation (APHEA). A acreditação é válida até 2027.
O processo, que teve início em outubro de 2020, contemplou uma auto-avaliação da instituição e uma visita à Escola, por peritos internacionais nomeados pela Agência Europeia, onde decorreu uma bateria de entrevistas e reuniões com docentes, investigadores, staff não-docente, Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, alunos e parceiros da Escola. “A metodologia permitiu uma ampla reflexão sobre as atividades que desenvolvemos e sobre a forma como as desenvolvemos. Foi muito útil, porque possibilitou a identificação oportunidades de melhoria e a corroboração dos nossos pontos fortes”, explica Rui Santana, Diretor em substituição da ENSP-NOVA e responsável da Qualidade.
Sessão de apresentação das conclusões preliminares da avaliação APHEA |
Realizada no âmbito da Política de Qualidade e da Internacionalização da Escola, ao abrigo do projeto INOQPHE – Innovation for Quality in Public Health Education, e após a acreditação, em 2021, dos Cursos de Mestrado em Saúde Pública e em Promoção da Saúde, esta acreditação institucional pela APHEA é uma aposta da Direção na qualidade e reconhecimento internacional da ENSP-NOVA.
Para além do reforço da validação da qualidade da ENSP-NOVA e dos programas de formação da Escola, a Direção da Escola acredita que este reconhecimenro alavanca a notoriedade da instituição ao nível global, contribui para a promoção da empregabilidade dos alunos e para a qualidade da formação dos profissionais das áreas da Saúde Pública.