Christopher Millett, docente e investigador do Departamento de Políticas e Gestão dos Sistemas de Saúde da ENSP-NOVA publicou recentemente dois artigos na prestigiada revista científica The Lancet Global Health.
No artigo “The effect of conditional cash transfers on the control of neglected tropical disease: a systematic review“, é demonstrado o efeito positivo das transferências condicionais de dinheiro na saúde das populações mais pobres e vulneráveis.
As transferências condicionadas de dinheiro aliviam a pobreza em muitos paises, contribuindo potencialmente para reduzir as doenças tropicais negligenciadas, que afetam 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo. Esta revisão sistemática demonstra que existe uma relação entre as transferências desse dinheiro e melhorias no rastreio, incidência e resultados de tratamento das doenças tropicais negligenciadas.
O artigo “Global inequalities in the double burden of malnutrition and associations with globalisation: a multilevel analysis of Demographic and Healthy Surveys from 55 low-income and middle-income countries, 1992–2018” analisa as desigualdades económicas e sociais na malnutrição em 55 paises de renda baixa e média.
Os paises de renda baixa ou média confrontam-se com a carga dupla da malnutrição, nomeadamente a sobre- e a sub-nutrição coexistem nas mesmas pessoas, nos mesmos agregados familiares e na mesma população. Este estudo mostra que a baixa estatura das crianças e sobrepeso das mães tem relação com o aumento da globalização económica e social, sobretudo nos mais pobres.