Sónia Dias, eleita Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública no dia 26 de abril de 2022, vai tomar posse numa cerimónia pública que vai decorrer no dia 19 de maio de 2022, às 14h, no Auditório Coriolano Ferreira, na ENSP-NOVA.
A nova Diretora da ENSP-NOVA é professora catedrática da ENSP-NOVA, docente desde 2018, é Coordenadora do Centro de Investigação em Saúde Pública e membro do Conselho Executivo do Comprehensive Health Research Centre doutorada e agregada em Saúde Internacional pela Universidade NOVA de Lisboa e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa.
Docente da ENSP-NOVA desde 2018, Sónia Dias é Coordenadora Centro de Investigação em Saúde Pública, membro do Comprehensive Health Research Centre. Foi Vice-Presidente do Conselho Científico e membro do Conselho de Escola.
Doutorada em Saúde Internacional pela Universidade NOVA de Lisboa, e licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa em 1998. Sónia Dias foi diretora da Unidade de Saúde Pública do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa, onde coordenou o curso de Doutoramento em Saúde Internacional e coordenou a linha temática “Desafios da Saúde dos Viajantes e Migrantes” do centro de investigação “Global Health and Tropical Medicine”/ UNL.
Sónia Dias tem desenvolvido a sua atividade científica nas áreas da promoção da saúde, prevenção da doença e saúde comunitária com foco em populações mais vulneráveis. Na sua atividade profissional tem trabalhado com diversas instituições académicas nacionais e internacionais, bem como entidades de poder local, unidades de saúde e do setor social, tecido associativo e sociedade civil. Atua como perita em entidades internacionais como European Centre for Disease Prevention and Control, World Health Organization e International Organization for Migration, entre outras.
Atualmente é membro do Steering Committee “Section on Migrant and Ethnic Minority Health” da European Public Health Association, Coordenadora do Grupo NOVA Migration and health da NOVAsaúde e integra diversas comissões científicas.
Até 2021 foi membro do Scientific and Technical Advisory Committee (STAC) do Programa World Health Organization/Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (WHO/TDR). Participa em inúmeros painéis e comissões de avaliação de investigação competitiva, nacionais e internacionais, nas áreas das ciências da saúde. Tem participação em 60 projetos internacionais e nacionais, e é coautora de cerca de 450 trabalhos científicos, entre publicações e comunicações em eventos científicos.