João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, deu posse oficial à nova Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, Professora Sónia Dias.
Na cerimónia que decorreu esta quinta-feira, dia 19 de maio, pelas 14 horas, no Auditório Coriolano Ferreira da ENSP-NOVA, Sónia Dias partilhou com os presentes algumas linhas do seu programa de ação para a instituição nos próximos quatro anos, percurso que será traçado através da inclusão e com a colaboração do maior potencial da instituição, a Comunidade ENSP-NOVA.
Sónia Dias foi eleita a 26 de abril de 2022, por unanimidade, para um mandato de quatro anos como Diretora da ENSP-NOVA.
A nova Diretora da ENSP-NOVA é professora catedrática da ENSP-NOVA, docente desde 2018, é Coordenadora do Centro de Investigação em Saúde Pública e membro do Conselho Executivo do Comprehensive Health Research Centre doutorada e agregada em Saúde Internacional pela Universidade NOVA de Lisboa e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa.
Docente da ENSP-NOVA desde 2018, Sónia Dias é Coordenadora Centro de Investigação em Saúde Pública, membro do Comprehensive Health Research Centre. Foi Vice-Presidente do Conselho Científico e membro do Conselho de Escola.
Doutorada em Saúde Internacional pela Universidade NOVA de Lisboa, e licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa em 1998. Sónia Dias foi diretora da Unidade de Saúde Pública do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa, onde coordenou o curso de Doutoramento em Saúde Internacional e coordenou a linha temática “Desafios da Saúde dos Viajantes e Migrantes” do centro de investigação “Global Health and Tropical Medicine”/ UNL.
Sónia Dias tem desenvolvido a sua atividade científica nas áreas da promoção da saúde, prevenção da doença e saúde comunitária com foco em populações mais vulneráveis. Na sua atividade profissional tem trabalhado com diversas instituições académicas nacionais e internacionais, bem como entidades de poder local, unidades de saúde e do setor social, tecido associativo e sociedade civil. Atua como perita em entidades internacionais como European Centre for Disease Prevention and Control, World Health Organization e International Organization for Migration, entre outras.
Atualmente é membro do Steering Committee “Section on Migrant and Ethnic Minority Health” da European Public Health Association, Coordenadora do Grupo NOVA Migration and health da NOVAsaúde e integra diversas comissões científicas.
Até 2021 foi membro do Scientific and Technical Advisory Committee (STAC) do Programa World Health Organization/Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (WHO/TDR). Participa em inúmeros painéis e comissões de avaliação de investigação competitiva, nacionais e internacionais, nas áreas das ciências da saúde. Tem participação em 60 projetos internacionais e nacionais, e é coautora de cerca de 450 trabalhos científicos, entre publicações e comunicações em eventos científicos.
Sónia Dias sucede a Carla Nunes, Professora Catedrática de Estatística do Departamento de Estratégias em Saúde, que esteve à frente da direção da instituição desde 2019.