Projectos

Notícias e Eventos

Arranque do Programa Europeu para a Investigação e Inovação na Avaliação de Riscos Químicos (PARC)

Publicado a 02/06/2022

O PARC – European Partnership for the Assessment of Risks from Chemicals, lançado no passado dia 11 de maio em Paris, pretende desenvolver novas formas de avaliação de risco de substâncias químicas, incorporando a saúde humana e o ambiente no conceito “One Health”. A ENSP-NOVA integra este projeto, ficado esta participação a cargo de uma equipa da ENSP-NOVA coordenada pela Professora Susana Viegas.

Este programa, coordenado pela ANSES – Agência nacional francesa para a segurança alimentar, une cerca de 200 parceiros científicos (universidades e organizações de investigação) e três agências europeias (EEA – Agência Europeia para o Ambiente, ECHA – Agência Europeia de Substâncias Químicas, e EFSA – Agência Europeia para a Segurança Alimentar).  Integra-se na estratégia europeia para a sustentabilidade e no objetivo de “zero poluição” do Green Deal, criando uma comunidade alargada de entidades de investigação e agências de saúde aptas a desenvolver projetos conjuntos, partilhar conhecimento e aprofundar competências na avaliação de riscos químicos.

Este trabalho em parceria apoia tanto estratégias ao nível nacional como europeu para a redução da exposição a químicos perigosos e ao seu potencial impacto na saúde e no ambiente, e nasce de anteriores colaborações como o European Joint Programme HBM4EU (Human Biomonitoring for Europe), a finalizar este verão, assim como os projetos EURION e ASPIS, EU-ToxRisk e EuroMix. Entre as suas tarefas destacam-se o desenvolvimento de informação acessível e relevante, assim como novos métodos e ferramentas de avaliação que identifiquem substâncias menos nocivas e alinhadas com o desenvolvimento sustentável.

O PARC tem a duração de 7 anos, acabando na primavera de 2029, e conta com um orçamento de 400 milhões de euros, metade deste valor suportado pela Comissão Europeia e o restante pelos países envolvidos.