O ColoRIR, da autoria de Andreia Ferreira, Jeanete Calderón e Joana Osório, alunas da Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Saúde da ENSP-NOVA, é o grande vencedor do NOVA ImpACT! Challenges, iniciativa do gabinete NOVA Impact em conjunto com o Santander Universidades, que visa proporcionar a experiência de desenvolver um projeto empreendedor com impacto social e/ou ambiental.
O projeto vencedor foi escolhido entre as 12 equipas finalistas do concurso que, receberam 500€ para o desenvolvimento da prova de conceito, e durante três semanas, frequentaram uma experiência com workshops, mentoria especializada e recursos da Universidade para desenvolverem um protótipo.
O projeto ColoRIR vem contribuir para o combate a um grave problema de saúde pública que são as Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS). As IACS são infeções adquiridas pelos doentes durante de cuidados e procedimentos de saúde. De acordo com a DGS, a taxa de prevalência de IACS em Portugal é de 7,6% ao ano, representando 9 dias extra de internamento por doente, com um importante encargo económico e uma taxa de mortalidade associada de 15,7%. Estas infecções são um grande e evitável desafio de saúde pública.
A equipa agradece à Professora Carolina Santos, coordenadora da Pós-Graduação de Gestão de Projetos em Saúde na ENSP da qual fazem parte, pelo incentivo de concorrerem ao desafio e pela força e disponibilidade em ajudar durante todo o processo; ao Mentor Guilherme Meneses pelos conselhos e orientação durante todo o programa e na preparação do pitch final, e à Carla Portela pelo incentivo e suporte nestas 3 semanas. A equipa faz também referência ao júri, que as selecionou como vencedoras, por acreditarem no projeto ColoRIR, e lhes darem ferramentas para poderem continuar a jornada de desenvolvimento do projeto.
O NOVA ImpACT! Challenges é uma iniciativa da reitoria que pretende estimular a cultura empreendedora entre os alunos, promover a consciencialização e a responsabilidade social através de ideias e iniciativas que projetos de empreendedorismo social com impacto na comunidade, reforçar o papel da NOVA como promotora do empreendedorismo, colocando a inovação e conhecimento ao serviço da comunidade e apoiar o desenvolvimento de soluções impactantes colocando o conhecimento e a inovação ao serviço da sociedade.
Ao vencerem esta iniciativa, as alunas receberam um prémio de 2000 euros para apoiar o desenvolvimento da solução apresentada. Os próximos passos do projeto são desenvolver o protótipo, realizar testes com profissionais de saúde e definir uma estratégia de implementação a curto e médio prazo.