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A Auditoria Interna na Saúde

Publicado a 17/10/2022

 

A prática da Auditoria Interna é hoje, mais que nunca, fundamental à gestão da saúde. Enquanto atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria à gestão é a garantia de uma melhor governação e de valor às operações. O setor da saúde não é exceção a esta realidade.

 

A Auditoria Interna garante às instituições de saúde, públicas ou privadas, a conformidade das suas operações com os padrões regulatórios e as melhores práticas, assim como auxilia na identificação de potenciais falhas nos processos – dois pilares fundamentais para a qualidade do seu serviço e manutenção dos seus níveis de satisfação.

 

Mas o que pressupõe implementar esta prática? A primeira etapa assenta no planeamento, que define os recursos necessários e orienta a equipa nos procedimentos e metodologias a adotar. O segundo momento aposta no levantamento das normas e regulamentos que se aplicam ao setor da saúde e ao organismo/processo a ser auditado, bem como na avaliação de auditorias anteriores e respetivas recomendações. Por último dá-se a elaboração do relatório final e respetivas recomendações, apresentadas aos gestores para a tomada de decisão.

 

Em todo este processo é exigido ao Auditor o domínio de várias metodologias e competências que lhe são cruciais tanto na identificação e avaliação de risco como construção de testes quantitativos e qualitativos, levantamento de processos, construção de planos e ainda monitorização da implementação de recomendações.

 

O perfil do Auditor terá assim seguramente um grande potencial de crescimento no setor da saúde. Aos profissionais que aprofundem conhecimentos nesta área serão certamente apresentadas novas oportunidades dentro das suas instituições, trabalhando na melhoria de processos e atividades, participando ativamente na governação e gerindo eficazmente os recursos dos seus serviços.

 

E para as instituições deste setor a existência deste perfil é uma garantia de crescimento, assegurando processos mais eficientes, equipas mais alinhadas e, em consequência – pacientes com maior confiança e satisfação nos seus serviços.

 

Artigo de Fátima Geada, Professora Universitária e Presidente da Direção do Instituto Português de Auditoria Interna. Docente na Pós-Graduação de Auditoria em Saúde.