Projectos

Notícias e Eventos

OMS destaca projeto ENSP-NOVA sobre Literacia em Saúde e Populações Migrantes

Publicado a 27/12/2022

O projeto de investigação da ENSP-NOVA “Literacia em Saúde, Promoção da Saúde e Coesão Social em Populações Migrantes” mereceu destaque no site da Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto uma iniciativa que trabalha com comunidades locais e pessoas que vivem com Doenças não Transmissíveis (DNT) para co-projetar soluções adequadas ao propósito e criar ambientes propícios para populações em situação de vulnerabilidade.

A notícia  descreve a forma como o projeto da ENSP-NOVA tem sido desenvolvido, os resultados e os importantes impactos para a  comunidade migrada na capital portuguesa.

O “Literacia em Saúde, Promoção da Saúde e Coesão Social em Populações Migrantes” tem sido implementado desde 2020, por uma equipa liderada pela Professora Sónia Dias e visa contribuir de uma forma inovadora para a prevenção das DNT em populações migrantes através da abordagem de otimização da literacia e do acesso em saúde (Ophelia), da promoção da saúde e da coesão social.

O destaque do projeto pela OMS aconteceu por ocasião da apresentação do Relatório sobre o Desenvolvimento da Literacia em Saúde para a Prevenção e Controle das DNT. Para a OMS, a literacia em saúde é um fator de sucesso decisivo para conter a epidemia global das DNT como cancro, diabetes, doenças respiratórias crónicas e doenças cardíacas.