Segundo Eurostat, em 2020, Portugal registou 181 mil jovens NEET, jovens entre os 15 e os 29 anos que não estudam, não trabalham e nem fazem parte de um programa de formação profissional. Com vista a promover a inclusão social destes jovens, surgiu, em 2022, o Projeto COPE – Capabilities, Opportunities, Places and Engagement, constituído por um consórcio de sete parceiros, incluindo a ENSP-NOVA.
Com objetivo de identificar quais as estratégias para o envolvimento e integração dos jovens NEET, sobretudo dos que experienciam maiores vulnerabilidades, o C.O.P.E. promoveu, nos dias 14 e 15 de fevereiro, uma Conferência de Stakeholders em Zagreb, Croácia. As investigadoras ENSP-NOVA, Maria João Marques e Regina Alves marcaram presença no evento que contou com participantes de diferentes países e organizações.
“Através da aplicação dos princípios de cocriação, e potenciando os recursos e parcerias nas comunidades, o projeto espera contribuir para a implementação de soluções mais eficazes e sustentáveis, promovendo a integração, a saúde e o bem-estar dos jovens”, asseguram as investigadoras ENSP-NOVA.