Os Professores da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA) Adalberto Campos Fernandes, Cláudia Furtado, Fernando Leal da Costa e Franscisco Ramos foram distinguidos com Medalha de Ouro dos Serviços Distintos do Ministério da Saúde, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde 2023. A cerimónia comemorativa teve lugar no passado dia 5 de abril, no Auditório Tomé Pires, nas instalações do Infarmed, em Lisboa.
O Ministério da Saúde, anualmente, homenageia com Medalha de Ouro dos Serviços Distintos como forma de reconhecimento pela prática de “actos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou que tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social. A medalha pode ainda ser concedida aos organismos, instituições ou empresas que se distingam pela sua actividade nos sectores da saúde ou da assistência relevante”. Foi com esta distinção que a principal entidade governamental da saúde decidiu reconhecer o trabalho e a carreira destes quatros professores da ENSP-NOVA.
Adalberto Campos Fernandes, especialista em saúde pública, foi Ministro da Saúde entre 2015 e 2018 e PCA do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Doutorado em Administração Hospitalar, desempenha a função de Professor Associado Convidado da ENSP-NOVA e Coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública. Integra o Conselho Económico e Social e, igualmente, e Conselho Consultivo da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.
Cláudia Furtado é Doutora em Saúde Pública, especialização em Economia da Saúde pela ENSP-NOVA e Professora Auxiliar Convidada da ENSP-NOVA. É Diretora de Informação e Planeamento Estratégico e de Tecnologias de Saúde do Informed. Assegura funções centrais para o SNS seja no desenvolvimento e avaliação de medidas e propostas na área de política de medicamento e produtos de saúde.
Fernando Leal da Costa é Professor Associado Convidado da ENSP-NOVA. Foi Ministro da Saúde do XX Governo Constitucional, em 2015. Anteriormente tinha desempenhado o cargo de Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, entre 2011 e 2015. Foi Subdiretor Geral da Saúde entre 2001 e 2022. Foi, ainda, Coordenador Nacional para Doenças Oncológicas, entre 2005 e 2006.
Francisco Ramos foi Secretário de Estado da Saúde dos XIII, XIV e XVII Governos Constitucionais e Secretário de Estado Adjunto e da Saúde dos XVII E XXI Governos Constitucionais. É diplomado em Adminstração Hospitalar pela ENSP-NOVA e desempanha a função de Professor Associado Convidado da ENSP-NOVA. Foi PCA do IPO Lisboa. Foi consultor da OMS, do Banco Mundial e da Comissão Europeia.
Dedicada ao tema “Saúde para Todos”, a cerimónia comemorativa assinalou os 75 anos da OMS e contou com a participação do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.