No âmbito do projeto C.O.P.E., a investigadora Regina Alves e dois link workers portugueses participaram, nos dias 6 e 7 de junho, numa visita de estudo à Finlândia organizada pela Lapin AMK – Lapland University of Applied Sciences.
No primeiro dia, os parceiros do C.O.P.E. visitaram o hospital “Lapland Lapin hyvinvointialue”, o projeto VAMOS Diakonissalaitos, um projecto holístico dirigido a jovens entre os 16 e os 30 anos, e o Ohjaamo Rovaniemi, um centro de orientação profissional inovador direcionado para jovens com menos de 30 anos. No segundo dia, o principal tema foi o “Link worker model” na Lapónia, a partir do qual três link workers, localizados nas zonas mais a norte e rurais, partilharam as suas experiências. Durante o segundo dia, ainda tiveram a oportunidade de conhecer quatro serviços inovadores que estão a fazer a diferença nas suas comunidades: Social workers in schools; Guidance counseling in educational institutions; Clubhouse Rovaniemi e Balanssi.
A troca de experiências suscitou inúmeras ideias novas e reforçou o nosso entendimento de que o projeto C.O.P.E., baseado na prescrição social, é uma solução promissora para integrar respostas, mobilizar recursos e potenciar os recursos da comunidade.
Para saber mais visite o website do projeto: https://copeproject.eu/