Projectos

Notícias e Eventos

Visitas de Estudo do CESP a instituições da Saúde

Publicado a 26/07/2023

Alunos do 62º Curso de Especialidade em Saúde Pública (CESP) da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa visitaram, durante os meses de junho e julho, várias instituições de relevante interesse para a sua formação. As atividades tiveram início a 22 de junho com uma visita às instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer não só as instalações, mas também os diferentes grupos de investigação e alguns dos projetos a decorrer.

A 29 do mesmo mês decorreu a visita à Direção-Geral da Saúde (DGS), onde os alunos do 62.º CESP conheceram os responsáveis por alguns dos programas a decorrer sob a sua alçada, algumas particularidades desses programas e ainda conhecer as instalações e possibilidades de realização de Estágios do Programa do Internato Médico de Saúde Pública nesta instituição.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi a paragem seguinte, a 6 de julho. Após uma breve introdução sobre a missão e estrutura da instituição, os alunos visitaram os diferentes setores, compreendendo como são monitorizados os eventos que decorrem a nível nacional e como são processadas as chamadas efetuadas para a linha 112. Os alunos tiveram ainda contacto com o Centro de Informação Antivenenos (CIAV), o que permitiu compreender melhor o seu âmbito de atuação.

A 11 de julho, o destino foram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), onde o grupo foi recebido pelo Dr. Luís Miguel Ferreira, tendo decorrido uma sessão essencialmente teórica acerca da criação e funcionamento de alguns departamentos nesta instituição. Foi possível o esclarecimento de dúvidas, e no cômputo geral, permitiu melhor compreender e perceber o funcionamento desta instituição.

Por fim, a 13 de julho, os alunos do 62.º CESP tiveram oportunidade de visitar o INFARMED, local em que a turma foi recebida pelo Presidente desta instituição, Dr. Rui Santos Ivo. Durante a sessão foi possível entender as funções e competências, em maior detalhe, de alguns dos departamentos dentro do INFARMED.

De forma geral, as cinco visitas permitiram aos alunos do 62º CESP compreender a importância destas instituiçaões no contexto geral da Saúde em Portugal e, acima de tudo, o potencial que cada uma destas instituições tem para desenvolvimento de futuros trabalhos e estágios, seja durante a especialidade, seja mais tarde, já na posição de médicos especialistas em Saúde Pública.

 

Os representantes da turma do 62º CESP

 

 

A Coordenação do CESP e a Direção da ENSP-NOVA agradecem às Instituições suprarreferidas, cuja disponibilidade demonstrada permitiu aos alunos do 62.º CESP conhecer a sua orgânica, áreas de intervenção e projectos nos quais podem colaborar no âmbito da sua formação do Internato Médico de Saúde Pública.

 

A Coordenação do CESP