O Trabalho “Impact of excessive heat on daily hospital admissions in Portugal (2000-2018): Evidence for enhancing healthcare service adaptation to heatwaves”, da autoria dos investigadores da ENSP NOVA Ana Margarida Alho, Susana Viegas e Paulo Nogueira e da investigadora Ana Patrícia Oliveira, do CoLAB + ÂTLANTIC e Centro de Estudos Geográficos, IGOT, foi vencedor da Menção Honrosa do Prémio Arnaldo Sampaio 2023.
O estudo galardoado mostrou, de forma robusta, a existência de uma associação positiva significativa entre dias de Ondas de Calor e o aumento expressivo das hospitalizações, abrangendo todas as faixas etárias e categorias de doença, entre os anos 2000 e 2018. Este trabalho fornece diretrizes valiosas para a alocação mais eficaz e eficiente de recursos hospitalares na mitigação das graves consequências decorrentes das alterações climáticas no sector da saúde.
A Menção Honrosa foi atribuída pela Dra. Ana Santos Silva e pelo Professor Paulo Sousa à equipa de investigadores, durante o XXVII Encontro da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública, que decorreu ontem, no Auditório do Infarmed.
O Prémio Arnaldo Sampaio tem com objetivo incentivar a investigação no âmbito da Saúde Pública e é atribuído bianualmente ao melhor trabalho de Investigação em Saúde Pública realizado em Portugal.