O projeto LinkToLife, da autoria de cinco estudantes do Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da ENSP NOVA, de uma médica do Departamento de Emergência Médica do INEM, foi distinguido, no dia 28 de novembro de 2023, com uma Menção Honrosa no Prémio Transformação Digital 2023, da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
O projeto LinkToLife desenvolveu uma solução digital para melhorar a qualidade da comunicação dos meios de emergência médica, na resposta ao doente urgente/emergente. “Atualmente, perante uma situação considerada urgente/emergente, o utente e/ou o seu acompanhante não tem acesso a informação relativa acerca do tempo previsto de chegada do meio de emergência ao local da ocorrência. Este desconhecimento pode ser um fator gerador de ansiedade e stress, por parte dos utentes e/ ou seus acompanhantes, levando, por vezes, à realização de chamadas de repetição para o 112, apenas com o objetivo de procurar obter informação sobre a localização do meio ativado”, lê-se no sumário descritivo do projeto.
A equipa do projeto agraciado é composta por Maurício Alves, Dalila Assunção, Edgar Freitas, Marta Dias Blanco, Sónia Lima, Filipa Barros e contou com o apoio e mentoria de Teresa Magalhães, coordenadora do CEAH.
Prémio Transformação Digital procura “reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação, com vista a uma sociedade mais digital, sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e mais próximas do cidadão”, e conta com o patrocínio de grandes empresas tecnológicas nacionais e internacionais.