A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa lidera um conjunto de atividades no âmbito do projeto da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Apoio e reforço das atividades de VIH e Tuberculose (TB) no Kosovo”. A finalidade é prestar apoio técnico ao Ministério da Saúde do país para o fortalecimento da resposta dos serviços de saúde, garantindo uma cobertura sustentável dos programas de prevenção e tratamento do HIV e TB e promovendo a gradual autonomia dos seus recursos do país.
O projeto, coordenado por Alexandre Lourenço, docente da NOVA ENSP, pretende responder à necessidade de monitorizar a implementação dos protocolos do VIH, elaborar recomendações para o diálogo político sobre a revisão do programa, e de fornecer contributos técnicos para o estudo do financiamento interno dos serviços de VIH.
A primeira visita da equipa ENSP NOVA, que integra Julian Perelman e Gonçalo Figueiredo Augusto, docentes ENSP NOVA e a investigadora Joana Seringa, ao Kosovo, decorreu nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023. A missão incluiu a visita a instituições que prestam serviços no tratamento do VIH, centros de metadona, bem como uma reunião com peritos nacionais.