A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e a Direção Executiva do SNS apresentaram hoje, 28 de fevereiro de 2024, o Projeto conjunto “Implementação, desenvolvimento e monitorização das ULS”.
A ENSP NOVA será responsável pelo acompanhamento do desempenho das Unidades Locais de Saúde, em vigor a partir de janeiro de 2024, com o objetivo de apoiar o processo de transformação da organização dos serviços de saúde tendo em conta as necessidades dos utentes.
A decorrer até novembro de 2025, o projeto inclui uma análise do contexto internacional de experiências de integração de cuidados, apresentado por Rui Santana, Professor da ENSP NOVA, na sessão de apresentação do projeto, bem como a realização de um estudo de diagnóstico das ULS, a concluir até ao final do primeiro trimestre do ano.
Para além da ENSP NOVA, o projeto conta com a participação da Direcção-Geral da Saúde, da Administração Central do Sistema de Saúde, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, da Associação Portuguesa para a Integração de Cuidados e do Observatório Europeu dos Sistemas de Saúde.
A participação nesta iniciativa representa o reconhecimento das competências técnicas e científicas da ENSP NOVA na implementação e avaliação de intervenções e políticas de saúde, tendo em vista a melhoria dos sistemas e a saúde e bem-estar das populações.
O Projeto “Implementação, desenvolvimento e monitorização das ULS” foi noticiado no jornal Público: consulte o artigo.