A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) promoveu, no dia 9 de abril de 2024, na Fundação Calouste Gulbenkian, o lançamento da rede Prescrição Social Portugal e disponibilizou o primeiro manual de Prescrição Social no contexto nacional.
O evento público, que contou com o alto patrocínio de Sua Exª o Presidente da República, reuniu cerca de 300 participantes – líderes, profissionais e sociedade civil – com o objetivo de impulsionar a expansão da Prescrição Social no país, para mais ganhos em saúde, sustentabilidade do sistema de saúde e comunidades mais saudáveis e inclusivas.
O lançamento integrou um Programa composto por peritos e personalidades relevantes nas principais áreas de interesse para a prescrição social, como a saúde, social, cultura, integração de cuidados, sustentabilidade, entre outras.
Pioneira nesta área em Portugal, a ENSP NOVA tem vindo a apoiar organizações e municípios, desde 2018, no desenho, implementação, monitorização e avaliação de iniciativas de Prescrição Social, agora em franca expansão no país.
A rede Prescrição Social Portugal integra investigadores, profissionais multidisciplinares, cidadãos, gestores e decisores políticos, e ambiciona reforçar a intervenção da prescrição social, construir amplas parcerias institucionais e implementar projetos-piloto e boas práticas.
O evento conta com o apoio institucional da Direção Executiva do SNS, do Portugal Inovação Social, do Instituto da Segurança Social, da Direção-Geral da Saúde, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., da Plataforma Saúde em Diálogo e da Fundação Calouste Gulbenkian, e o patrocínio da Embaixada Britânica em Lisboa.
Conheça o projeto e solicite o seu acesso ao 1º Manual da rede Prescrição Social Portugal.
A organização desta iniciativa foi alvo de notícia no jornal Público: Em vez de fármacos, médico receitou a Mário passeios de trishaw | Questões sociais | PÚBLICO (publico.pt)