Projectos

Notícias e Eventos

ENSP NOVA – Centro Colaborador da OMS na Gestão da Saúde

Publicado a 16/06/2024

Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) designada Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Gestão da Saúde.

 

A ENSP NOVA anuncia a sua designação como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a área da Gestão da Saúde. Esta honrosa atribuição reflete o compromisso contínuo da Escola em promover a excelência em saúde pública e gestão da saúde, tanto a nível nacional quanto internacional, sendo o único Centro Colaborador da OMS para a área da gestão da saúde a nível mundial.

 

“A designação da Escola Nacional de Saúde Pública como Centro Colaborador da OMS representa o reconhecimento da qualidade do nosso trabalho na gestão em saúde, ao nível da formação e da criação de evidência, apoiando a governação e a transição para um sistema de saúde mais eficiente, adaptativo, centrado no cidadão e capaz de responder aos desafios contemporâneos da saúde”, refere Sónia Dias, Diretora da ENSP NOVA, acrescentando “…esta distinção reforça o nosso compromisso enquanto instituição de referência na saúde pública global e a gestão em saúde em particular.”

Acolhemos com agrado, a mensagem de congratulação recebida da Ministra da Saúde, na qual Ana Paula Martins afirma que: “Congratulo a ENSP NOVA pelo Centro Colaborador da OMS para a Gestão da Saúde, estando certa de que esta estrutura muito contribuirá para a preparação e excelência das lideranças do setor da Saúde. Uma melhor gestão traduz-se em ganhos de Saúde para todos.”

 

Alexandre Lourenço, docente da Escola e atualmente Presidente do CA da Unidade Local de Saúde de Coimbra, que irá liderar o centro, reafirma que “será missão do Centro Colaborador contribuir para o fortalecimento dos sistemas de saúde através da investigação, desenvolvimento de políticas, formação de líderes e disseminação de boas práticas, sendo este reconhecimento valoriza também a gestão de serviços de saúde em Portugal”.

Com mais de 50 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa é uma instituição dedicada à excelência académica e à investigação inovadora com impacto em ganhos em saúde e sociais. Reforça assim o seu posicionamento nos pilares de formação, inovação, internacionalização e sustentabilidade, liderando a transformação da saúde pública global e da gestão da saúde. De acordo com a própria OMS, “…a instituição empreenderá a elaboração de documentos de orientação e proporá metodologias para apoiar a melhoria da governação, gestão e eficiência operacional hospitalar, facilitando a transição para um sistema mais adaptativo, centrado no paciente e respondendo aos desafios contemporâneos da saúde.”