O SAFEST (Improving quality and patient SAFEty in surgical care through STandardisation and harmonisation of perioperative care in Europe), projeto Horizon Europe em que a ENSP NOVA é parceira, assinalou esta semana duas etapas marcantes, nomeadamente:
- O início a Colaborativa de Aprendizagem e de Melhoria da Qualidade, através de uma reunião que contou com a participação de todos os parceiros do consórcio e dos hospitais que colaboram no projecto, bem como do Dr. Clifford Ko, cirurgião colorretal e especialista em qualidade e segurança do doente. Nesta reunião, alguns hospitais tiveram oportunidade de partilhar boas práticas baseadas em evidência já implementadas, que versam sobre standards SAFEST priorizados no âmbito do projeto.
- A recolha de dados para os outcomes primários e secundários do projecto SAFEST, liderada pela equipa ENSP NOVA inserida no projeto. Este marco é fundamental para a avaliação do impacto da estratégia de implementação na adesão dos hospitais aos standards SAFEST e o seu efeito nos resultados clínicos.
O SAFEST tem como objetivo melhorar a qualidade e segurança em contexto pericirúrgico, através do aumento de adesão a práticas padronizadas e baseadas em evidência, introduzidas e avaliadas através de uma intervenção multicomponente. Para tal, a intervenção, que tem agora início, decorre em 10 hospitais de cinco países europeus. A ENSP NOVA integra o consórcio responsável pelo desenvolvimento deste projeto Europeu, sendo líder do work package 6 dedicado à avaliação e monitorização da efetividade da estratégia SAFEST.