A Escola Nacional da Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), em parceria com a USAID, o JSI Research & Training Institute, e o NTP do Uzbequistão, concluiu com sucesso o projeto TIFA-Uzbequistão – Tuberculosis Implementation Framework Agreement. Este projeto, liderado por Alexandre Lourenço, centrou-se na melhoria da gestão de recursos humanos (RH) para combater a tuberculose (TB) na região de Tashkent, no Uzbequistão.
Nos dias 27 e 28 de junho de 2024, a equipa da ENSP NOVA, incluindo Alexandre Lourenço, Isabel Albuquerque, Joana Seringa e Blandina Dobrescu, realizou a sua missão final em Tashkent. Esta missão envolveu a realização de formação presencial e a apresentação dos resultados finais do projeto, assinalando um marco significativo nesta importante colaboração.
O principal objetivo do projeto era desenvolver um plano abrangente de RH para a gestão da TB. O plano incluía cinco componentes principais: descrições pormenorizadas das funções para as atividades de tratamento da TB em diferentes contextos e categorias profissionais; entrevistas semiestruturadas com profissionais para identificar a necessidade de aprendizagem organizacional contínua e identificar desafios, complementadas por um inquérito que avaliava o funcionamento organizacional e as perceções de RH e formação remota e presencial sobre tópicos de RH para gestores a todos os níveis nas instalações de tratamento da TB; e uma ferramenta de previsão adaptada ao contexto de Tashkent para avaliar o impacto de um novo modelo de tratamento na atribuição de camas para a TB e na dinâmica da força de trabalho.
O projeto TIFA-Uzbequistão demonstrou a importância da colaboração internacional na abordagem de desafios de saúde complexos. Os resultados abrangentes alcançados sublinham o valor de uma abordagem multifacetada da gestão dos recursos humanos nos cuidados da tuberculose.
Esta parceria tem sido fundamental para o êxito do projeto, proporcionando um quadro sólido que pode ser adaptado a outras regiões e países.