Projectos

Notícias e Eventos

ENSP NOVA participa no lançamento do WISEWORK-C

Publicado a 31/07/2024

O International Symposium on Occupational Safety and Hygiene, que decorreu este mês, no Porto, foi o palco escolhido para o lançamento do WISEWORK-C, um cluster europeu de cinco projetos, dedicado à inovação nos locais de trabalho, com foco na promoção da saúde física e mental, e que conta com a participação da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA).

O projeto INTERCAMBIO, que tem a ENSP NOVA como parceira, integra o WISEWORK-C e Susana Viegas, professora da ENSP NOVA e responsável pelo projeto em Portugal, esteve presente na reunião do cluster onde teve oportunidade de apresentar o projeto e conhecer os parceiros dos outros projetos que fazem parte do cluster.

 

O INTERCAMBIO é um projeto de investigação multi-nacional financiado pela União Europeia e que inclui um consórcio de 13 parceiros de 8 países diferentes. Tem como objetivo principal promover a saúde mental e física dos trabalhadores, num ambiente em permanente transformação fruto das alterações climáticas e também da implementação de novas práticas de trabalho, muito em particular nos denominados “green jobs”.

 

“As alterações climáticas vieram acelerar várias tendências complexas nos locais de trabalho e deu uma nova centralidade a estas temáticas, existindo hoje a necessidade de uma sensibilização crescente para a importância da saúde mental e física dos trabalhadores e para as interconexões fundamentais entre trabalho, saúde e bem-estar. Este cluster, ao agregar cinco projetos, permite uma maior partilha de evidência e a criação de sinergias que beneficiam todos os envolvidos”, destaca Susana Viegas, professora da ENSP NOVA.

“A evidência que a academia pode proporcionar, nomeadamente com projetos como o INTERCAMBIO, é fundamental para podermos construir políticas públicas inovadoras, que estimulem a promoção da saúde em todos os ambientes, muito em particular nos contextos laborais. A ENSP NOVA tem tido um papel muito relevante na criação de evidência e na partilha de informação e boas práticas em termos de saúde ocupacional e ambiental, preparando as lideranças, e os profissionais no geral, para os desafios do futuro, trabalhando sempre junto das comunidades”, reforça a diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias.

 

As alterações climáticas estão a moldar ainda mais o futuro do trabalho a uma escala sem precedentes e as economias europeias estão a passar por uma transformação e reorientação para a sustentabilidade, com o projeto a pretender dar resposta a estes desafios. O Pacto Ecológico Europeu tem vindo a promover novas práticas e políticas de trabalho sustentáveis, de soluções privilegiem a economia circular, o que tem implicado uma rápida expansão dos “green jobs”, o que resulta em novos fatores de risco nos locais de trabalho, com padrões de exposição diferentes e com potenciais efeitos para a saúde dos trabalhadores.

 

Fique a par das iniciativas do WISEWORK-C no site do cluster e conheça mais sobre o INTERCAMBIO na página do projeto.