Projectos

Notícias e Eventos

Produtividade e tempos de consulta em cuidados primários

Publicado a 02/08/2024

Os resultados preliminares dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto “Reforming the reform: an evidence-based financing model for the Portuguese primary care (REF2PRIM)”, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), apontam para que as Unidades de Saúde Familiar apresentem uma melhor produtividade e tempos de consulta.

 

Os dados foram partilhados por Francisco Madeira na Conferência “EuHEA Conference 2024”, onde apresentou o referido trabalho, desenvolvido no âmbito das Research Grants do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), sob a responsabilidade de Julian Perelman, professor da ENSP NOVA.

O projeto está a comparar os dois modelos de cuidados de saúde primários em Portugal, para perceber se os incentivos baseados no desempenho contribuem para diferentes resultados na produtividade e tempos de consulta entre as Unidades de Saúde Familiar e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados. Os resultados preliminares apontam para uma melhor prestação das USF.

 

A EuHEA Conference 2024 decorreu em Viena, Áustria, tendo como principal objetivo abranger análises macro ao nível dos sistemas de saúde, investigação sobre as tomadas de decisão dos principais agentes económicos e estudos microeconómicos sobre o consumo e comportamentos de utentes e prestadores de cuidados de saúde.