A edição de 2024 dos NOVA impACT! Challenges distingiu dois projetos da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP NOVA), denominados Sangue.PT e DentAR Kids.
A grande final deste concurso, promovido pelo Gabinete NOVA Impact, decorreu no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, em modelo “Demo Day”. O programa foi criado, em conjunto com o Santander Universidades, para dar oportunidade à comunidade académica de desenvolver projetos de impacto ambiental ou social que coloquem o conhecimento e a inovação ao serviço da sociedade.
O júri entendeu atribuir duas menções honrosas a dois projetos da ENSP NOVA. O projeto Sangue.PT visa desenvolver uma aplicação para uma gestão eficiente do sangue com o objetivo de reduzir o desperdício e aumentar as doações de sangue, incentivando os dadores através de apelos personalizados (com base na geolocalização) e nas necessidades do tipo de sangue. A plataforma digital também apoia a educação e mantém registos médicos. Em termos de equipa, o projeto contou com Ana Beatriz, Ana Silva, Elisa Bucho, Francisco Ferreira Pinto e Gonçalo Lobo, com acompanhamento e mentoria de Teresa Magalhães.
Já a solução DentAR, desenhada para resolver o medo das crianças de ir ao dentista, envolve uma aplicação para as familiarizar com os procedimentos antes das consultas e óculos de realidade aumentada durante as consultas para tornar a experiência menos assustadora. A iniciativa melhora a eficácia do tratamento, poupa tempo e materiais às clínicas, melhora as condições de trabalho e proporciona uma melhor experiência geral e saúde oral para as crianças. A equipa contou com Amância Trindade, Mafalda Almeida e Carolina Santos.
As soluções apresentadas pelas equipas podem ser bastante variadas – incluindo apps, websites, ou um plano de negócios – devendo estas estar sempre alinhadas com pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. As equipas vencedoras receberam um prémio de 2000 euros cada, para continuarem a desenvolver os seus projetos.
O júri foi constituído por Isabel Rocha (Vice-reitora para a Investigação, Inovação e Criação de Valor da NOVA), Nuno Comando (Diretor de Empreendedorismo e Investimento Social da Casa do Impacto), Bárbara Leão (Gestora de Investimentos de Impacto da 3XP Global) e Nuno Simões (Responsável do Santander Universidades).